Curso de Especialização em Criminalidade Económica e Financeira encerrou parte letiva no Colégio da Trindade

Uma partilha "enriquecedora" de saberes trouxe 15 magistrados e quadros superiores de Timor-Leste à Universidade de Coimbra para o curso de especialização.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
17 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC) recebeu a sessão de encerramento do "Curso de Especialização em Criminalidade Económica e Financeira". Durante três semanas, 15 magistrados e quadros superiores dos órgãos do Estado de Timor-Leste estão em Coimbra para refletir e pôr em prática "temas específicos que marcam a atualidade, como a corrupção e o branqueamento, problemas candentes como a corrupção judiciária internacional, sem esquecer os desenvolvimentos tecnológicos que impugnam a criminalidade e o combate à criminalidade", explica a cocoordenadora científica do curso, Anabela Miranda Rodrigues.

Lecionado através da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (projeto especial da Reitoria) e financiado pela União Europeia, através do projeto PFMO - Parceria para melhoria da prestação de serviços através de Supervisão e Gestão das Finanças Públicas em Timor-Leste, implementado e cofinanciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros/Camões, I.P., a ação de formação avançada "alcançou os seus objetivos, que não se ficam por fornecer bases teóricas sólidas mas também responder a problemas práticos", acredita Anabela Miranda Rodrigues. De acordo com a responsável, a partilha, entre docentes e discentes "foi enriquecedora".

Eis o que pode fazer:

"Temos vindo a reforçar a nossa importância enquanto universidade mãe da Língua Portuguesa", afirma o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni. "Este é mais um dos cursos que solidifica as relações com o mundo da Lusofonia", acrescenta João Nuno Calvão da Silva.

A sessão de encerramento da parte letiva do curso de especialização em Criminalidade Económica e Financeira contou com uma conferência sobre as Relações entre Portugal, Timor-Leste e a Lusofonia, pelo Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Dr. Zacarias da Costa, com a moderação da jornalista da Agência Lusa Ana Tomás Ribeiro.

Após a sessão, foi apresentado o livro ""Fragile States' in an Unequal World", de Helder da Costa, Secretário-geral do g7+, e a tomada de posse da Direção da Cultura dos Académicos Timorenses de Coimbra. Houve ainda lugar para um momento cultural pelos Académicos Timorenses de Coimbra.