Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica inicia em novembro

As candidaturas estão abertas até 11 de outubro.

30 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

A primeira edição em Portugal do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica começa já no próximo mês de novembro. Certificado pela Universidade de Coimbra (UC), a formação tem como principal objetivo capacitar os atuais e futuros profissionais de saúde, bem como os estudantes de medicina e de outros cursos no âmbito da área de imagiologia a adquirirem ou melhorarem as suas competências nesta técnica de imagiologia. As candidaturas estão abertas até 11 de outubro: https://apps.uc.pt/courses/PT/course/10281.

O curso destina-se a médicos de várias especialidades clínicas, profissionais de saúde que utilizam a ecografia na sua prática profissional, alunos do curso de medicina e de outros cursos no âmbito da área de imagiologia com interesse em adquirir conhecimento, competências e experiência na utilização de ecógrafo e sondas; na identificação de patologias, através de imagens ecográficas; e na prática de obtenção de imagens ecográficas na região abdominal, incorporando os conhecimentos na prática clínica.

A formação tem a duração total de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online assíncronos (de 28 de novembro a 12 de dezembro) e 10 horas de aulas práticas presenciais ministradas por docentes especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (a decorrer entre 13 a 16 de dezembro). As aulas práticas, organizadas em grupos distribuídos por duas sessões de cinco horas cada, incluem demonstrações de ecografia abdominal, através de ferramenta robótica de tele-ecografia, exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo. No final do curso de formação, os alunos aprovados poderão requerer um certificado emitido pela UC.

As aulas presenciais da primeira edição do curso em Portugal decorrem em Coimbra, na Faculdade de Medicina da UC. A língua oficial do curso é o inglês e os conteúdos teóricos estarão disponíveis também em língua portuguesa em formato PDF. O curso tem um custo de 200€ para os participantes colocados.

Partilhe