Curta-metragem com sobreviventes de cancro é finalista em Festival da OMS

A curta-metragem “CHOOSE the HEALTHy way” [Escolhe uma vida saudável], do projeto europeu OACCUs - Outdoor Against Cancer Connects Us, é finalista no Festival de Cinema “Saúde para Todos 2023”, da Organização Mundial de Saúde.

NC
NR Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro
21 abril, 2023≈ 4 mins de leitura

Em Portugal a produção cinematográfica foi filmada em alguns dos locais mais emblemáticos de Coimbra, cidade que acolhe as três instituições do país parceiras no projeto: a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC).

Pelo quarto ano, o Festival de Cinema “Saúde para Todos" desafiou produtores de vídeos a apresentar trabalhos que destaquem conteúdos relevantes da área da saúde. O projeto OACCUs, co-financiado pela União Europeia (UE), respondeu a este apelo com a produção da sua própria curta-metragem.

“Os filmes são uma forma poderosa de aumentar a consciencialização, melhorar a compreensão e incentivar mudanças positivas de comportamento”, salienta a OMS.

“CHOOSE the HEALTHy way” sensibiliza para os desafios dos jovens sobreviventes de cancro: protagonistas da Grécia, Portugal e Espanha, que sobreviveram ao cancro aos 19, 14 e 23 anos, respetivamente, partilham testemunhos emocionantes de resiliência e superação.

Esta nomeação representa uma oportunidade de aumentar a consciencialização para as necessidades dos jovens sobreviventes de cancro, incentivando-os à adoção de uma vida saudável. Os quatro pilares do projeto - atividade física e desporto ao ar livre, nutrição equilibrada, sustentabilidade e natureza e bem-estar físico e mental – são determinantes para a promoção da saúde e prevenção da recidiva após a doença.

Nas próximas semanas, o júri - que inclui especialistas seniores da OMS e figuras públicas, como a Sharon Stone -, recomendará os vencedores ao diretor-geral desta entidade, responsável pela decisão final. Os vencedores serão anunciados no início de junho de 2023 durante a cerimónia virtual de entrega dos prémios no Festival de Cinema “Saúde para Todos 2023”.

O conceito e a ideia da curta-metragem são da autoria da, também ela, sobrevivente de cancro, Petra Thaller, fundadora e presidente da OAC. A realização coube a Bojan Hadžiabdić e Zoran Kubura, da Bósnia e Herzegovina.

O vídeo, já legendado em português, pode ser visualizado em https://bit.ly/3zFVjCF.

Mais informações sobre o projeto OACCUs podem, também, ser consultadas em https://oac-connect.eu/.

Partilhe