Da Alta à Baixa, a ciência sai à rua para Noite Europeia dos Investigadores

A ciência para o clima é o ponto de partida para uma aventura pela cidade de Coimbra. Através de uma webapp, é possível conhecer todos os pontos que fazem parte da Rota da Ciência, a proposta para a Noite Europeia dos Investigadores 2021 em Coimbra.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
22 setembro, 2021≈ 2 mins de leitura

A Noite Europeia dos Investigadores 2021 conta com cerca de 300 investigadores/as e voluntários/as.

© UC | Marta Costa

Mais de 50 atividades e cerca de 300 pessoas, entre investigadores e investigadoras e estudantes de doutoramento de 25 Centros de Investigação da Universidade de Coimbra (UC), a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) acontece a 24 de setembro e quer aproximar a ciência da sociedade.

Descobrir mais sobre "Os Solos e o Clima" no café Sofia ou "Uma Noite Cheia de Sono", no Quebra Bar. Conhecer o mundo das "Tartarugas e o Campo Magnético" na Ourivesaria Costa ou passar na Rua Larga para a iniciativa "Sustentágua". Passar pela Residência Ideal e atravessar "A Muralha do Cérebro" ou pela Taberna Laura e percorrer "Àrvores e Florestas", as opções são muitas, o difícil vai ser mesmo, escolher.

Entre as 16 e as 23 horas, o tema é SCICLI – Science For Climate | Ciência para o Clima. De restaurantes e lojistas da baixa, ao Jardim Botânico e a Porta Férrea, vai ser possível percorrer os vários pontos disponíveis no mapa da NEI 2021. A Rota da Ciência quer responder à questão “Como pode a ciência contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para a neutralidade do clima até 2050?”. Através de uma Webapp, os participantes são convidados a percorrer os vários locais e participar nas atividades.

Eis o que pode fazer:

Promovido pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (IIIUC) em colaboração com o Museu da Ciência, Unidades I&D e vários Centros de Ciência, a NEI 2021 conta ainda com a parceria da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra.

A webapp da Rota da Ciência vai estar disponível em https://noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt/

Mais informações sobre a NEI 2021 aqui.