Debate e partilha de experiências marcam a 2.ª edição do PhD Day @ UC

Durante a tarde foram apresentadas iniciativas na UC que podem ser complementos essenciais ao percurso doutoral e pós-doutoral e a uma vivência saudável.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
28 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Oriundos de mais de 75 países, o universo de estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra (UC) reuniu-se para a segunda edição do PhD Day @ UC. Foram mais de uma centena os participantes de todas as áreas do saber, que durante a tarde marcaram presença para as atividades de partilha e debate no âmbito da iniciativa.

"É um dia importante para a receção dos novos estudantes de doutoramento mas também para partilha de boas práticas, para que o percurso de doutoramento seja o mais relevante para gerar novo conhecimento para a sua investigação e também em termos pessoais", acredita a Vice-Reitora da UC para a Investigação e 3.º Ciclo, Claúdia Cavadas.

Dar a conhecer cursos, oficinas e as Escolas Doutorais da UC são também alguns dos pontos a destacar do programa. Durante o PhD Day @UC pretende-se "mostrar o que a UC tem a oferecer nas várias áreas mas também ser um momento de partilha e de interação", afirma.

Eis o que pode fazer:

"Estamos cá porque vocês, estudantes, estão cá", afirmou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Durante a sessão de abertura do evento, o responsável sublinhou a importância da investigação para a Universidade, referindo que "os estudantes de doutoramento são uma peça fundamental para isso".

Também Pedro Silva, membro do Núcleo de Estudantes de Doutoramento da UC (NEDUC), salientou "a inclusão e integração dos doutorandos na UC" como fundamental, destacando iniciativias como o PhD Day @ UC como forma de "colmatar" algumas lacunas na vida destes estudantes.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudantes de Doutoramento da UC em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC. Mais informação aqui.