Dedicação a causas como a saúde e a investigação científica em destaque no Dia da UC 2023

Prémio Universidade de Coimbra 2023 foi entregue a Leonor Beleza durante a cerimónia do Dia da Universidade, a 1 de março.

02 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

"São pessoas com este elevado perfil que nos fazem ter orgulho no que fazemos e que motivam os mais novos a seguir as suas pisadas". O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, elogiou assim a presidente da Fundação Champalimaud. Leonor Beleza foi a laureada do Prémio UC 2023, cuja distinção foi entregue durante a cerimónia dos 733 anos da UC, na Sala dos Grandes Atos.

Leonor Beleza é, de acordo com Amílcar Falcão, "modelo ímpar de dedicação a causas tão estimadas pela UC como a saúde, investigação científica e a partilha de conhecimento pela sociedade". O Reitor da UC elogiou ainda o papel da laureada "em prol da inclusão e da igualdade", enquadrando-a "na perfeição na lista de personalidades que, desde 2004, granjearam este galardão". O discurso de apresentação da laureada esteve a cargo do diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro, que sublinhou a "excelência" da escolha.

"A ciência floresce quando pode haver cooperação no interior das instituições e entre instituições", sublinhou Leonor Beleza. Enquanto "factor de convívio entre seres humanos, permite encontrar soluções para problemas. E o avanço da ciência depende da capacidade dos políticos de fazer boas escolhas". A quarta das mulheres distinguidas pelo Prémio Universidade de Coimbra desde a sua criação em 2004, defende que "seria bom que fôssemos capazes de trazer para a política os melhores, como aconteceu nos primeiros anos da democracia".

Ao falar sobre o seu percurso, Leonor Beleza considera-se uma mulher privilegiada. Agradecendo à Universidade de Coimbra a distinção, garante esta vai "ocupar um lugar muito destacado na galeria de privilégios".

“A Universidade de Coimbra não é uma ilha, nem uma jangada de pedra”, alertou Gabriela Figueiredo Dias, Presidente do Conselho Geral. No decorrer de dois anos de mandato, são “mais claros os desafios que a UC terá de enfrentar e superar, bem como as oportunidades que terá de abraçar, para ganhar o futuro.”

Entre os desafios, Gabriela Figueiredo Dias destaca “as transformações sociais, económicas e demográficas em curso” que atingem o mercado de trabalho, os modelos de ensino e o quadro jurídico do Ensino Superior. “Em lugar de cortar amarras ou de as desleixar, [ a Universidade de Coimbra] tem de constituir e cuidar das pontes, internas e com o exterior”, afirma a Presidente do Conselho Geral.

Voltado para o futuro, esteve também o discurso de António Trindade, Coordenador da Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra. Após elencar as principais necessidades de docentes, corpo técnico e investigadores, e de revelar os contributos que a Comissão de Trabalhadores da UC se prepara para dar este ano, António Trindade resumiu a vontade da Comissão, “queremos uma Universidade Forte perante o exterior, Coesa internamente e Solidária para com todos e todas.”

A cerimónia terminou com a entrega das cartas doutorias a cerca de 30 estudantes, “em cujas mãos depositamos o testemunho do conhecimento avançado que será sempre o nosso ativo mais valioso”, salientou o Reitor da UC.

Foram ainda homenageados os membros do corpo docente e do corpo técnico que se jubilaram ou aposentaram em 2022, num “tributo do nosso profundo reconhecimento por uma vida de dedicação à nossa casa comum”, agradeceu Amílcar Falcão, recordando o lema da academia: “uma vez UC, para sempre UC”.

cerimónia (direto) na íntegra

Eis o que pode fazer:

Assista ao discurso da Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, aqui, e ao do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, aqui. O discurso da laureada do Prémio Universidade de Coimbra 2023, Leonor Beleza, está disponível aqui.

Reveja o discurso dos méritos da laureada, por Carlos Robalo Cordeiro, aqui, da Presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, aqui, e do coordenador da Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra, António Trindade, aqui.