Com 189 anos, Faculdade de Direito celebra alumni
Juntando diferentes gerações, o Dia da FDUC ficou marcado por homenagens a alumni feitas por atuais estudantes.
Uma grande escola de Ciência Jurídica e um legado vastíssimo no ensino e na investigação do Direito em Portugal. É assim que a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) se vê. E não é para menos. No dia em que soma 189 anos, a FDUC fez uma homenagem a 12 alumni que presidem ou presidiram a tribunais nacionais e internacionais.
No Colégio da Trindade, o Diretor da FDUC, Pedro Costa Gonçalves, asseverou que, neste “dia de festa”, “quisemos ir um pouco mais longe e unir, neste espaço" diferentes gerações. "Quisemos trazer de volta a casa antigos alunos”, para uma “homenagem sincera e justa”.
Por isso, 12 atuais estudantes deram conta dos percursos “notáveis” dos homenageados. Pedro Costa Gonçalves salientou que ao “ao celebrar as suas vidas, a Faculdade também se homenageia e celebra a si mesma”.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou
O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, reconheceu o gesto. “Esta ideia de homenagear alumni é muito importante e é algo que me sensibiliza”.
Amílcar Falcão aproveitou a ocasião para enaltecer a convivência entre professores e estudantes de Direito e os turistas que todos os dias rumam à FDUC, um "exemplo positivo para o mundo” de “valorização do património”.
Mostrando orgulho no percurso da FDUC, o Reitor da UC afirmou que a Faculdade está na “liderança e na vanguarda das escolas de Direito por esse mundo fora”, posicionando-se entre as “125 melhores do mundo”.
À margem do Dia da FDUC, o Diretor referiu que o principal desafio recai na atratividade. “O nosso desafio é tentar encontrar e ter capacidade para atrair os melhores alunos” e, "independentemente de como entram, saírem bons estudantes, capazes, com ferramentas e utensílios necessários” para as profissões que escolherem.
Durante a sessão solene, que contou com a atuação dos Antigos Orfeonistas da UC foram também entregues nove prémios escolares “que celebram a dedicação, o empenho e o esforço” dos estudantes, segundo Pedro Costa Gonçalves. Houve também a assinatura de protocolos de colaboração com a Ordem dos Advogados, a Ordem dos Notários e com o Centro Jurídico do Estado.
Mais informações sobre o Dia da FDUC 2025 aqui.
Alumni Homenageados
- Alfredo José de Sousa | Presidente do Tribunal de Contas, 1995–2005
- António Henriques Gaspar | Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, 2013–2018
- Dulce Neto | Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, 2019–2024
- Henrique de Araújo | Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, 2021–2024
- João Cura Mariano | Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, desde junho de 2024
- Joaquim Sousa Ribeiro | Presidente do Tribunal Constitucional, 2012–2016
- José Luís da Cruz Vilaça | Presidente do Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias, 1989–1995
- José Manuel Cardoso da Costa | Presidente do Tribunal Constitucional, 1989–2003
- Lúcio Barbosa | Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, 2009–2011
- Manuel da Costa Andrade | Presidente do Tribunal Constitucional, 2016–2021
- Rui Manuel Moura Ramos | Presidente do Tribunal Constitucional, 2007–2012
- Vítor Gomes | Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, 2016–2019