Faculdade de Medicina da UC celebra passado, presente e futuro com oportunidades e desafios
Homenagens e distinções marcaram o Dia da Faculdade, cuja sessão comemorativa se assinalou a 16 de dezembro.
Com uma média de um doutoramento por mês e uma agregação a cada três, e num ano em que, para além de ter recebido, pela primeira vez, estudantes internacionais, são também mais as mulheres docentes do que homens, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) celebrou-se e aos seus.
E foi com um perfil da atual Faculdade de Medicina que arrancaram as celebrações. Uma variação do formato habitual, porque “não se pode ser original dois dias seguidos”, brincou o Diretor, Carlos Robalo Cordeiro, que tomou posse no dia anterior, a 15 de dezembro.
Um Dia da FMUC marcado pela apresentação de oportunidades e desafios que a Faculdade enfrenta hoje. Desde o número de docentes de carreira em comparação com docentes convidados, ao crescente número de doutoramentos “não médicos” que a Faculdade tem assistido. Situação que, “em si, não é um problema”, explica Carlos Robalo Cordeiro. A preocupação que o responsável transmitiu na sessão foi com “a escassez de doutoramentos médicos”, que deve ser vista a longo prazo.
De acordo com o Diretor, as revisões curriculares são também um desafio, “não apenas com a modernização tecnológica e digital, mas com modelos mais inovadores que estão a chegar”.
Quanto a apostas para o futuro, o “esforço de renovação de espaços” tem sido uma constante. Carlos Robalo Cordeiro destacou também o Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial em Saúde como uma “aposta significativa e muito relevante, que envolve muitas entidades”. Ainda esta semana, revelou o Diretor, espera a chegada de equipamentos de simulação para este laboratório. Entre a modernização de estruturas, o Diretor destaca ainda o biobanco digital de imagem, espaço que terá disponíveis imagens “patológicas, moleculares e de dados clínicos”.
“Estamos a crescer na prestação de serviços, com números que atingem os 2 milhões, em termos de produção”, garantiu o Diretor. No entanto, é necessário “arranjar uma forma de gestão de processos” para a FMUC, alertou Carlos Robalo Cordeiro.
Foi com uma “mensagem de esperança” que o Reitor da UC, Amílcar Falcão, fechou a sessão de comemoração do Dia da Faculdade de Medicina. Desejando que “a FMUC continue a trilhar o caminho com a qualidade que lhe conhecemos”, o responsável lembrou ainda que é necessário “unir esforços e remar para o mesmo lado”. O polo das Ciências da Saúde garante, em Coimbra, “uma densidade de ofertas na área da saúde enorme”. Existe, assim, “tudo o que é necessário para se trabalhar muito e bem neste ecossistema e todas as ferramentas para se continuar a ter uma evolução muito positiva”, defende o Reitor.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou
Iniciaram o percurso na FMUC em 1972 os docentes Armando Carvalho, Joaquim Murta e Maria Francelina Lopes. Em 1976, Filipe Caseiro Alves, José Paulo Moura e Paulo Martins. Já Manuel Quartilho e Rui Alves entraram no mundo da Faculdade de Medicina em 1977. Vítor Rodrigues em 1979 e Isabel Carreira em 1994. No Dia da FMUC, após a sua aposentadoria ou jubilação, foram “homenageados e reconhecidos” pela comunidade FMUC, sublinhou o presidente da Assembleia da Faculdade, José Guilherme Tralhão. O corpo técnico não foi esquecido e as recém aposentadas Arlete Joaquim e Maria Lurdes Encarnação foram também homenageadas.
E as distinções não se ficaram por aí, com a entrega da Medalha de Ouro da FMUC ao embaixador Luís Almeida Sampaio. “Uma distinção que celebra o percurso” do embaixador, e o seu “compromisso generoso e permanente”, garantiu o subdiretor da FMUC, Henrique Girão. “A Medalha de Ouro é um gesto simples por tudo o que fez e continua a fazer por nós”.
Francisca Caramez Pereira e Laura Gomes, melhores alunas do curso de Medicina e de Medicina Dentária respetivamente, foram também distinguidas na sessão comemorativa.
Saiba mais sobre o programa do Dia da FMUC aqui.