Dia da Língua Portuguesa celebrado com entrega de distinções a antigos estudantes UC

A atribuição dos prémios Joaquim Chissano Alumni e Maria das Neves Rebelo de Sousa fez parte do programa.

05 maio, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Somos a Universidade da Lusofonia e é com grande honra que celebramos o Dia da Língua Portuguesa”, sublinhou o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. Para marcar a data, a UC distinguiu presencialmente os vencedores dos prémios Joaquim Chissano Alumni – Estudante Moçambicano e Maria das Neves Rebelo de Sousa. Uma “cerimónia bonita e emotiva” que, para o Reitor, mostra, “com grande honra alguém que aqui estudou a marcar profundamente a vida de Moçambique, prestigiando assim também a UC”.

Anabela Chambuca, licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), recebeu o Prémio Joaquim Chissano Alumni – Estudante Moçambicano em Portugal, distinção da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique (CCPM), durante cerimónia realizada na Sala do Senado da UC. “É com um misto de emoção e alegria que o recebo”, começou a laureada. “E hoje a emoção é ainda mais forte, primeiro, por estar no berço académico, que é Coimbra, onde me formei e que me traz sempre lembranças muito boas, e segundo por ser o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Língua que nos une, no tempo e no espaço”, afirmou Anabela Chambuca.

“Eu e outros estudantes moçambicanos sentimos [durante a investidura de Joaquim Chissano como Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, há duas décadas] que tínhamos uma missão, formarmo-nos e voltarmos para contribuir para o desenvolvimento de Moçambique. Foi isso que tentámos e estamos ainda a fazer essa caminhada”, revelou a antiga estudante da UC.

Foi ainda atribuída a Menção Honrosa do Prémio Alumni Chissano a Leonel Tomo, também antigo estudante da FEUC. “O meu trajeto académico e profissional tem sido muito influenciado pela excelência e tradição académica, elementos que caracterizam a UC”, referiu o galardoado.

O prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa foi entregue a Emília Pinto, do Hospital Central de Maputo, em representação do projeto Cuidados Paliativos em Moçambique.

O evento contou com as intervenções do Presidente da CCPM, Rui Moreira de Carvalho e do Cônsul Geral de Moçambique em Portugal, Agostinho Milton, às quais se juntaram o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e o antigo presidente de Moçambique e Doutor Honoris Causa da UC, Joaquim Chissano, através de vídeo.

Reveja a cerimónia aqui:

Notícia relacionada: /noticias/artigos/entrega-do-premio-alumni-chissano-assinala-o-dia-mundial-da-lingua-portuguesa-na-uc/

Marta Costa e Karine Paniza