“Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura” chega ao fim

O projeto, promovido pelo Instituto Jurídico e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, incentivou jovens do 3.º ciclo e do ensino secundário a refletirem sobre a cidade.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
31 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Expressar o conceito de uma cidade ideal através da arte, foi o desafio proposto a alunos do 3.º Ciclo e do ensino secundário de Coimbra, no âmbito do projeto “Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura”.

A iniciativa terminou com o concurso “Direito à minha cidade”, no qual participaram 14 grupos de jovens. Todos os trabalhos transmitem “uma mensagem muito forte, exigindo uma cidade melhor para si, para os seus e para todos”, descreve Adelino Gonçalves, membro da comissão científica do projeto “Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura”. “Foi uma delícia ver o empenho deles em querer compreender problemas da cidade”, conta Adelino Gonçalves, “e depois ver a visão deles para o futuro foi maravilhoso.”

Os trabalhos artísticos estiveram em exposição no Colégio da Trindade e, ao fim de um mês, são revelados os vencedores do concurso. Na categoria “Artes Plásticas”, o primeiro prémio foi atribuído ao trabalho “A nossa Cidade Ideal”, da CATL Martins de Freitas. “Ponte de Santa Clara”, pela Escola Profissional Profitecla, ficou em segundo lugar. Na categoria Multimédia foram premiados, com igual mérito, os trabalhos “Cidade Intercultural” e “Cidade Ideal”, ambos realizados por alunos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores. Os visitantes também foram convidados a votar e a escolha do público foi para “a Maquete Ponte Pedro e Inês“ da Escola Profissional Profitecla.

Eis o que pode fazer:

Ao longo de seis meses, foram várias as atividades que envolveram os jovens na temática das cidades do futuro, ou seja, mais sustentáveis, inclusivas e conservadoras do seu património. Cristina Perestrelo, coordenadora do projeto “Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura”, faz um balanço “muito positivo”. “Superou as nossas expetativas”, admite a responsável. "Os próprios jovens, na reflexão sobre o que pretendem e imaginam que seja a sua cidade ideal, abordaram temas muito distintos”.

Para o futuro, Cristina Perestrelo revela que a vontade é de alargar o projeto a novos públicos “de forma a envolver toda a comunidade nesta construção de uma cidade melhor”.

O Projeto “Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura”, promovido pelo Instituto Jurídico e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC), é um projeto multidisciplinar e um dos dez premiados pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC no âmbito da iniciativa “Promoção da Cultura Científica 2022”.