Dia Nacional da Sustentabilidade: UC lança guia para inspirar mudanças rumo ao desenvolvimento sustentável
O guia “O teu caminho para uma pegada positiva” convida cada membro da comunidade académica a refletir sobre uma pergunta fundamental: “Que práticas diárias posso mudar para viver de forma mais sustentável e ecológica?”.
No âmbito do Dia Nacional da Sustentabilidade que hoje, 25 de setembro, se assinala, a Universidade de Coimbra (UC), através do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável (GDS.UC), lançou o guia “O teu caminho para uma pegada positiva”.
Com o mote de que “a sustentabilidade não é – nem nunca foi – um caminho fácil”, o guia visa aumentar a consciencialização da comunidade académica sobre as práticas individuais que podem ser incorporadas no dia-a-dia e que contribuem para os cinco pilares da Agenda 2030, designados 5P – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias –, procurando dar visibilidade às iniciativas existentes no seio da UC e na cidade de Coimbra.
A iniciativa enquadra-se na missão do GDS.UC de promover uma cultura de responsabilidade e de consciência social na comunidade académica, envolvendo-a e mobilizando-a. O documento é fruto da colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Associação Solve – Soluções em Engenharia, no contexto do projeto UCarbon, em parceria com o Grupo Ecológico e o Centro de Informática da Associação Académica de Coimbra. A Divisão de Relações Internacionais da UC contribuiu ainda com sugestões a pensar nos/as estudantes em mobilidade. A Comissão Científica contou com elementos dos corpos docente e investigador e de alumni da Universidade de Coimbra.
Também no âmbito destas celebrações, pelo terceiro ano consecutivo, a UC associou-se ao SDG Flag Day, respondendo ao desafio proposto pela UN Global Compact e celebrando dez anos desde que o mundo abraçou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em conjunto com milhares de empresas, ONG, organizações educativas e instituições governamentais de todo o mundo. De acordo com o Sustainable Development Report 2025 da Sustainable Development Solutions Network, em média, a nível global, os ODS estão muito longe de ser alcançados. Os conflitos, as vulnerabilidades estruturais e o espaço orçamental limitado impedem o progresso dos ODS em muitas partes do mundo. Porém, embora apenas 17% das metas estejam a caminho de serem alcançadas em todo o mundo, a maioria dos Estados-Membros da ONU fez grandes progressos nas metas relacionadas com o acesso a serviços básicos e infraestruturas. Portugal, encontra-se na posição 20 do SDG Index Ranks, tendo vindo a melhorar a sua pontuação ao longo dos anos.
Ainda no âmbito dos Dias da Sustentabilidade na UC 2025, a Universidade de Coimbra acolheu a 2.ª edição da Academia ORSIES. O Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior é uma rede colaborativa criada em 2016 para promover a responsabilidade social no contexto das Instituições de Ensino Superior em Portugal. O evento trouxe à instituição representantes de várias universidades e politécnicos para abordar o tema “Como a Inteligência Artificial pode impulsionar a Sustentabilidade no Ensino Superior”. Além de promover a reflexão conjunta e a partilha de boas práticas, houve espaço para assinalar o SGD Flag Day.
De destacar também uma estreia na programação dos Dias da Sustentabilidade: as Green Talks no Jardim. O Jardim Botânico da UC foi palco de nove debates, com 18 oradores, que colocaram em reflexão os grandes desafios globais da sustentabilidade.
Ao hastear a bandeira dos ODS, as organizações reforçam o seu firme compromisso para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e as ações que já estão a tomar para ajudar a resolver os principais desafios globais, nos quais se incluem o combate às alterações climáticas, à pobreza e à fome, bem como a promoção do trabalho digno, da inovação e de infraestruturas sustentáveis.
Mais informações em https://globalcompact.pt/index.php/pt/noticias/369-junte-se-ao-sdg-flag-day