“Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos”: UC comprometida com o tema de 2022 do Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Plano para a Igualdade, Equidade e Diversidade da UC (PIED@UC) representa um passo importante no compromisso da Universidade para com o respeito pelos direitos e dignidade de todos/as e pelo direito à diferença

14 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

“Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos” é o tema de 2022 do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinalou a 10 de dezembro, data em foi adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1948.

Este dia assinalou o início das comemorações do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que ocorrerá em 2023.

Assinada em 1948, esta Declaração é um documento histórico, que consagra que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.

De acordo com o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, “a promoção dos direitos humanos deve ser um compromisso coletivo assumido pela instituição e por cada um e uma de nós que faz parte dela.”

A UC consagra na sua Carta de Princípios para a Igualdade, Equidade e Diversidade dez princípios estruturantes das suas práticas e políticas, tendo como fio condutor a orientação assumida no combate às desigualdades e na eliminação de desequilíbrios e barreiras, garantindo a igualdade de oportunidades de acesso e de fruição de direitos, e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Também o Plano para a Igualdade, Equidade e Diversidade da UC (PIED@UC) representa mais um passo no compromisso da Universidade para com o respeito pelos direitos e dignidade de todos/as e pelo direito à diferença, independentemente da sua identidade ou orientação sexual, da sua nacionalidade ou idade, da sua deficiência, da sua origem social, racial ou étnica, da sua religião ou crença.