Direções do Jardim Botânico, TAGV e Biblioteca das Ciências da Saúde tomam posse

A 12 de maio foram empossadas as direções da Biblioteca das Ciências da Saúde, do Jardim Botânico e do Teatro Académico de Gil Vicente, na Sala do Senado da UC.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
12 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Sílvio Santos é empossado como Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente; Joana Barbosa de Melo toma posse como Diretora Biblioteca das Ciências da Saúde; e Teresa Girão é reconduzida na Direção do Jardim Botânico.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, deixou, para cada um dos recém-empossados, algumas palavras de apoio e desejos de sucesso para o futuro. Ao relembrar que o Jardim Botânico é "um local mágico e aberto à cidade", Amílcar Falcão acredita que deve ser continuado "o caminho crescendo para todos usufruirmos do JBUC" nas suas vertentes de lazer ou investigação.

Ao sublinhar a importância da educação para todas as formas de vida, Teresa Girão foi reconduzida no cargo de diretora do Jardim Botânico da UC (JBUC), um espaço que "tem um importantíssimo papel na formação mas também de sensibilização de toda a sociedade".

Eis o que pode fazer:

Foi com a fusão das bibliotecas de Farmácia e de Medicina, no pólo das Ciências da Saúde, que surgiu a Biblioteca das Ciências da Saúde (BCSUC). "Com uma fusão de espaços e de espólios, tem por missão disponibilizar o seu acesso a toda a comunidade académica". Joana Barbosa de Melo assume o cargo de diretora da BCSUC com a "tarefa de garantir e dinamizar o espaço e a equipa, responder à procura dos alunos e garantir e preservar a informação e a boa publicação científica".

De acordo com o Reitor da UC, é um espaço que tem também "um papel muito relevante para a investigação biomédica, e o seu enriquecimento é fundamental".

Eis o que pode fazer:

Ao longo da última década, observamos no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) "uma evolução enorme", acredita Amílcar Falcão. E tem, atualmente, uma "atividade exemplar a nível nacional, e projetos de grande valor", acrescenta. "Num processo que se quer positivo, crescente, afirmativo e coletivo", afirma o Reitor da UC, é agora passado o testemunho para o recém-empossado diretor, Sílvio Santos.

O TAGV é um "sítio muito especial e desafio muito aliciante". Sílvio Santos defende o teatro como "espaço de resistência e de criação de comunidade, de partilha". De acordo com o responsável, o trabalho passa por uma maior "ligação com os agentes locais, reforçando a ligação com a academia". "Há um caminho que já começou a ser trilhado", acrescenta Sílvio Santos, "e é para seguir".

Eis o que pode fazer:

Completando o lote das nove UECAF’s da Universidade de Coimbra, o Estádio Universitário passa a ser dirigido pela atual Pró-Reitora para o Desporto, Filipa Godinho – que não marca presença nas cerimónias públicas de tomada de posse por estar ausente no estrangeiro, em representação da Universidade de Coimbra (UC).

As Unidades de Extensão Cultural e Apoio à Formação têm como missão principal, nos termos dos Estatutos da UC, o “apoio às atividades científicas, pedagógicas, culturais, desportivas, sociais e de relação com a comunidade”.

O mandato dos Diretores das UECAF’s da Universidade de Coimbra é de quatro anos, caducando com a cessação do mandato do Reitor.