Diretores das Unidades de Extensão Cultural e Apoio à Formação da UC tomam posse a 11 e 12 de maio

10 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, dá posse amanhã (dia 11) e sexta-feira (dia 12) aos novos diretores das Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da (UECAF’s) da instituição. No primeiro dia, são empossadas as direções do Arquivo, do Centro de Documentação 25 de Abril, da Biblioteca Geral, da Imprensa e do Museu da Ciência. No segundo, as direções da Biblioteca das Ciências da Saúde, do Jardim Botânico e do Teatro Académico de Gil Vicente. Ambas as cerimónias decorrem na Sala do Senado, a partir das 12h00.

Amanhã (quinta-feira, 11), Manuel Portela é empossado como Diretor da Biblioteca Geral; Maria Cristina Vieira de Freitas é reconduzida na direção do Arquivo, que passa a acumular com a Direção do Centro de Documentação 25 de Abril; Carlota Simões toma posse como Diretora da Imprensa; e Paulo Trincão é reconduzido como Diretor do Museu da Ciência.

No dia seguinte (sexta-feira, 12), Sílvio Santos é empossado como Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente; Joana Barbosa de Melo toma posse como Diretora Biblioteca das Ciências da Saúde; e Teresa Girão é reconduzida na Direção do Jardim Botânico.

Completando o lote das nove UECAF’s da Universidade de Coimbra, o Estádio Universitário passa a ser dirigido pela atual Pró-Reitora para o Desporto, Filipa Godinho – que não marca presença nas cerimónias públicas de tomada de posse por estar ausente no estrangeiro, em representação da UC.

As Unidades de Extensão Cultural e Apoio à Formação têm como missão principal, nos termos dos Estatutos da UC, o “apoio às atividades científicas, pedagógicas, culturais, desportivas, sociais e de relação com a comunidade”.

O mandato dos Diretores das UECAF’s da Universidade de Coimbra é de quatro anos, caducando com a cessação do mandato do Reitor.