Disponibilizou-se o tempo e o Buffet Dada ofereceu espetáculo

O Buffet Dada reuniu performances, artistas e público à volta da mesa no Grémio Operário de Coimbra.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
07 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No momento da refeição o tempo pára. Pára para ouvir as conversas, para relembrar as memórias, ou para assistir a um espetáculo. Quando nos juntamos à volta de uma mesa para uma refeição, nunca temos apenas uma refeição, podemos ter performances, música, circo ou literatura.

Foi este o espírito do Buffet Dada, que juntou no Grémio Operário de Coimbra vários artistas num espetáculo que começou à tarde e se prolongou até ao cair da noite - tal como acontece à volta da mesa. Sendo o "Tempo" o tema da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, "fez todo o sentido" fazer a iniciativa inserida na programação, afirma Pedro Seixas, da organização.

A iniciativa insere-se ainda nos objetivos do Grémio Operário de Coimbra, que, desde a abertura, quer "reunir artistas de Coimbra de vários géneros, e dar-lhes espaço par atuarem", adianta Pedro Seixas. No Buffet Dada, cerca de meia centena de pessoas reunem-se à volta da mesa para apreciarem uma boa conversa, comida e o espetáculo dos artistas.

Eis o que pode fazer:

"O Grémio Operário é um espaço aberto a toda a comunidade artística de Coimbra" e que voltou a estar ativo durante a pandemia. Uma das formas é através de residências artísticas. Pedro Seixas revela que são convidados "artistas com diferentes influências para se encontrarem aqui e criarem".

Afonso Paiva, Wagner Merije, Naiana Padial, Little Orange, Nevoeiro ou o Combo do Conservatório foram os artistas que participaram no Buffet Dada, que teve lugar no Grémio Operário de Coimbra a 5 de março.

Buffet Dada | Performance

A performance Buffet Dada parte da mudança paradigmática dos padrões artísticos, de há um século, num ambiente cabaret. Os anos 20 são o gatilho para criar uma instalação artística performativa, convidando os participantes a desempenharem o papel de figurantes. Uma instalação viva que compreende um jantar guiado por mestres de cerimónia. Vozes de e para a cidade.

Associação Cultural e Recreativa e Memória Grémio Operário de Coimbra

Conheça a programação completa da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/semanacultural