Docente da FCDEF integra comité europeu

08 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A European Athlete Student Dual Carreer Network é uma rede criada a nível europeu para “pensar com algum cuidado sobre a dicotomia estudante-atleta”, explica António Figueiredo. O docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) que foi recentemente nomeado para o “executive board” conta que o comité é composto por sete professores do ensino superior associados às ciências do desporto de sete países diferentes.

É a primeira vez que um português integra o comité internacional da rede e António Figueiredo destaca que uma das principais necessidades atualmente é “conseguir trazer como indicador de avaliação conhecimentos e competências adquiridas ao nível da prática desportiva que permitam o preenchimento de requisitos académicos ao nível das disciplinas nas diferentes universidades”. Durante um campeonato internacional – mundial ou europeu – “há uma competência motora e desportiva muito grande”, continua António Figueiredo. No entanto, “há também competências psicológicas, sociais e de relacionamento que não deixam de enriquecer aquele estudante”. De acordo com o docente, “é nessa perspectiva que se pretende, entre outras coisas, puxar como competência avaliativa em algumas disciplinas e de forma parcial, estas competências adquiridas”.

“As competências retiradas do contacto desportivo na sua componente multi-dimensional certamente concorrem para um estudante mais completo”, defende António Figueiredo.

O estado português já criou um grupo de trabalho para dar indicações para que no futuro “possamos ter legislação que concorra para um melhor enquadramento desta  carreira “dual”, que é do estudante e do atleta”. NA FCDEF-UC espera-se que até ao final do ano lectivo “possa sair legislação nesse sentido”, conlui.