Docente da UC nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame pela investigação desenvolvida na área do turismo urbano

A distinção destaca o trabalho de investigação excecional que Cláudia Seabra tem vindo a desenvolver na área do turismo urbano. É atribuída pela International Tourism Studies Association e pelos editores do International Journal of Tourism Cities.

CR
Catarina Ribeiro
26 março, 2024≈ 3 mins de leitura

A docente e investigadora da Universidade de Coimbra, Cláudia Seabra.

© FLUC | Gabinete de Comunicação e Imagem

A docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), Cláudia Seabra, foi nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame.

Esta distinção destaca o trabalho de investigação excecional que a investigadora tem vindo a desenvolver na área do turismo urbano. É atribuída pela International Tourism Studies Association (ITSA) e pelos editores do International Journal of Tourism Cities (IJTC).

Os investigadores a quem é atribuída esta distinção são nomeados por um júri composto por membros da ITSA e do IJTC tendo por base o número de citações de artigos científicos e livros na Web of Science, Scopus e Google Scholar, o impacto das investigações e ainda o tempo de investigação nas suas áreas de atuação.

Para Cláudia Seabra, a nomeação para o Urban Tourism Research Hall of Fame é “um enorme desafio! Um prémio destes leva-nos a pensar que mais importante do que o que já fizemos, é o que ainda podemos e devemos fazer". "Os desafios da indústria turística nos destinos urbanos são, de facto, muitos. Estes destinos são cada vez mais pressionados pela procura turística. Por isso, são muitas as problemáticas, especialmente no que toca à sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental. Os crescentes riscos que estes territórios enfrentam são uma área complexa e premente que merece um grande investimento no seu estudo", acrescenta.