Documentário "My heart is there, my body is here" disponível online

Projeto da Universidade de Coimbra inspirou o documentário sobre acolhimento e integração de refugiados.

26 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

O documentário My heart is there, my body is here (“O meu coração está lá, o meu corpo está aqui”, numa tradução livre), realizado na sequência do projeto TEACHmi do Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) está disponível online, de forma livre e gratuita, e pode ser visto aqui.

O filme – uma coprodução da UC e da cooperativa Propella, rodada em Coimbra, com realização de Pedro Cruz e João Doce – esteve em antestreia, no dia 22, no Festival Política, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O foco, em My heart is there, my body is here, são as histórias – passado, presente e futuro – das pessoas com estatuto de refugiado, que muitas vezes não chegam ao conhecimento do resto da sociedade. Os protagonistas do documentário estiveram envolvidos no projeto europeu TEACHmi, que foi desenvolvido por um consórcio integrado pela FPCEUC e que teve como objetivo fornecer ferramentas, materiais didáticos e orientações eficazes para a facilitar a integração de alunos de origem migrante nas escolas, tornando o ambiente escolar mais inclusivo.

“O filme vive sobretudo da extrema generosidade destas pessoas, que aceitaram contar as suas histórias, dando assim tridimensionalidade e voz a um tema que nunca desapareceu, mas passa por vagas de mediatismo, como estamos novamente a testemunhar em 2022”, referem João Doce (interventor social e músico) e de Pedro Cruz (cineasta e psicólogo), ambos fundadores da Cooperativa Propella, que coproduziu o documentário com a Universidade de Coimbra.