Doutoramento em Enfermagem arranca com todas as vagas preenchidas

O curso resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
15 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Paulo Amaral

“Que seja o primeiro de muitos, cheio de sucesso”. É o desejo do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), manifestado na sessão de abertura do programa doutoral em Enfermagem. O curso nasce de uma parceria entre a UC e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

“Espero que este seja um dos passos de um caminho de aproximação tão forte quanto possível”, afirmou Amílcar Falcão que considera a união entre as duas instituições de ensino “uma mais-valia para a cidade e para a região”.

O curso preencheu as 15 vagas disponíveis logo na primeira fase de candidaturas, o que não surpreendeu a Presidente da ESEnfC. “É um bom indicador”, considera Aida Cruz Mendes, “mas denota que os enfermeiros da região Centro estavam desejosos de poder desenvolver a sua atividade de investigação aqui”.

Eis o que pode fazer:

O curso de 3.º ciclo tem a duração de quatro anos, sendo a grande maioria das horas dedicada à investigação e conclusão da tese de doutoramento. “Permitir o desenvolvimento de investigação avançada na área da Enfermagem” é, segundo a Presidente da ESEnfC, um dos grandes objetivos do curso. Aida Cruz Mendes espera que surjam trabalhos que, por um lado, possam vir a “ter impacto direto na qualidade dos cuidados” prestados na saúde e, por outro, possam contribuir para o crescimento “epistemológico e histórico da Enfermagem”.

A sessão de abertura decorreu no auditório do Polo A da ESEnfC e contou com a presença da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, e com a intervenção do responsável pela coordenação da implementação do ciclo de estudos, João Alves Apóstolo.

Para mais informações sobre o programa de Doutoramento em Enfermagem consulte a página informativa do curso.