É Tempo da 24.ª Semana Cultural da UC

Já se encontram abertas as candidaturas para a Semana Cultural da Universidade de Coimbra de 2022.

17 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Profundamente fácil de aderir mas muito difícil de tratar” a 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC) tem como tema o Tempo. Entre 1 e 15 de março pretende-se “dar uma amostra transversal a toda a cultura e a sua ligação à Universidade de Coimbra”, afirma o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

Na apresentação pública do tema que acompanha a 24.ª edição da SCUC foi feito o “convite a todos os parceiros a pensar em programas improváveis” dentro do tema do Tempo, “num tipo de cruzamento que Coimbra permite e tem gosto em fazer”, acrescentou Delfim Leão. Sendo 2022 um ano que se assinalam várias efemérides, ligadas tanto à Universidade de Coimbra como ao mundo lusófono: desde os 250 anos do Museu da Ciência aos 200 anos da Independência do Brasil, dos 250 anos do Jardim Botânico da UC aos 20 anos de Timor-Leste, esperam-se “propostas além-fronteiras”. Com o “tempo efémero e eterno” em destaque, vai ser um ano “culturalmente muito forte”, sublinhou Delfim Leão.

“As propostas podem ser feitas de forma individual, mas para evitar dispersão, podem ser tentadas propostas propostas agregadas, onde se reconheça uma narrativa coerente”, continua o Vice-Reitor. De acordo com o responsável, “todas as formas de expressão têm cabimento dentro da SCUC, o elo de ligação é o tema agregador – que este ano é o Tempo – e a ligação à UC”.

Com grande “entusiasmo com o tema” estava o diretor do Museu da Ciência da UC, Paulo Trincão, que recebeu a apresentação pública no seu auditório. Paulo Trincão levou para o momento uma peça museológica do espólio do museu: uma pedra calcária litográfica com a impressão de uma página de calendário: “uma maneira simbólica de falar do tempo”. Para o diretor do museu, o tema foi feliz por ver “a UC enquanto guardiã do tempo com a sua memória material e, ao mesmo tempo, à frente do seu tempo”.

Já se encontram abertas as candidaturas para a XXIV SCUC. As propostas devem ser enviadas até 31 de outubro e o formulário de candidatura está disponível em https://www.uc.pt/semanacultural/candidaturas

Mais informações em https://www.uc.pt/semanacultural

Marta Costa e Karine Paniza