EC2U organiza workshop para estudantes de doutoramento sobre uso de ferramentas de IA na investigação

O workshop “AI Tools in Scientific Research” vai decorrer online, a 10 de novembro, sendo gratuito e aberto a estudantes de doutoramento da EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, aliança da qual faz parte a Universidade de Coimbra.

EC
EC2U Coimbra
28 outubro, 2025≈ 3 mins de leitura

© DR

No dia 10 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00 (hora em Portugal), vai decorrer o workshop AI Tools in Scientific Research. O evento vai decorrer online, sendo aberto a estudante de doutoramento das universidades da EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias. É necessária inscrição prévia aqui.

Promovido pelo Instituto Virtual EC2U para Cidades e Comunidades Sustentáveis, que é liderado pela Universidade de Coimbra, o workshop vai abordar temas como o uso da inteligência artificial (IA) na educação e na investigação ou a revisão de literatura com inteligência artificial.

Numa altura em que a inteligência artificial está a transformar a forma como se faz investigação, este evento formativo vai oferecer aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos sobre o uso eficaz da IA ao longo de todo o processo de investigação, da realização de revisões de literatura e análise de conjuntos de dados complexos até à disseminação de resultados a públicos mais amplos.

Este workshop pretende ainda fomentar a EC2U PhD Networks, uma rede colaborativa de estudantes de doutoramento da EC2U, que pretende ser uma plataforma para a troca de ideias e a criação de conexões em torno de interesses de investigação comuns no âmbito dos Institutos Virtuais EC2U.

A EC2U junta nove universidades europeias: a Universidade de Coimbra (Portugal), a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália), a Universidade de Turku (Finlândia), a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria) e a Universidade de Umeå (Suécia).

O programa completo do workshop está disponível aqui.