EdTech Summit Portugal 2023: a tecnologia ao serviço da educação

Organizado pela Universidade de Coimbra, o evento surge como um espaço de reflexão sobre o ensino, partilha de experiências inspiradoras e mostra de tecnologias aplicadas à educação.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
10 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“O que nos move para estar hoje aqui? Na minha opinião, o desconhecido”, foi assim que o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, abriu o EdTech Summit Portugal. O evento procura “colocar a conversar pessoas com diferentes visões e diferentes experiências na área da educação” para encontrar um “modelo alternativo de transmissão de conhecimento” adaptado aos jovens e à sociedade atual.

Os avanços tecnológicos têm sido o motor da mudança. Amílcar Falcão toma como exemplo a mais recente ferramenta de inteligência artifical, o Chat GPT. Na opinião do Reitor da UC, é uma tecnologia que “é para ficar e é para incorporar, não há outra solução.” O desafio está em descobrir “como é que nós tiramos o melhor daquilo que é o conceito de Chat GPT” para depois incorporar essa tecnologia no processo de aprendizagem.

A tecnologia “trouxe vantagens, mas não é a única solução”, defende o Reitor da UC, “a escola continua a ser o reduto da construção da cidadania”. Amílcar Falcão lembra a responsabilidade de todos os professores em “formar pessoas, antes até de formar profissionais.” “A tecnologia nunca irá formar pessoas”, alerta o Reitor da UC. “O papel da escola é insubstituível no processo educativo e no processo formativo de qualquer país”, conclui.

Eis o que pode fazer:

A sessão de abertura contou também com as palavras da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, que considera ser a altura certa para “refletirmos juntos sobre como alcançar, a longo prazo, a transformação digital sustentátel da educação europeia.”

“É com satisfação que digo que Portugal fez progressos notáveis na modernização do sistema educativo, digitalizando o ensino e a aprendizagem para melhorar os resultados dos alunos”, declarou a Comissária Europeia, lembrando que o acesso ao ensino digital é um direito de todos.

Uma das medidas que faz parte do Plano de Ação para a Educação Digital da União Europeia é ajudar os docentes a adquirir mais competências no uso da tecnologia, mantendo “a ética no centro da educação digital”. Só assim “podemos contruir uma maior confiança entre os alunos e os educadores para acelerar a transformação digital dos nossos sistemas educacionais e das nossas sociedades”, defende Mariya Gabriel.

Durante dois dias, a EdTech Summit Portugal 2023 junta mais de 300 pessoas no Convento de São Francisco, entre participantes, palestrantes e empresas com soluções de tecnologia aplicadas à educação. Organizado pela Universidade de Coimbra, o evento conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do projeto Living the Future Academy.

Para mais informações, consulte a página oficial do EdTech Summit Portugal.