EdTech Summit Portugal 2023 quer colocar o País a refletir sobre práticas pedagógicas e tecnologia

A iniciativa pioneira em Portugal é organizada pela Universidade de Coimbra e vai decorrer entre 10 e 11 de março, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

CR
Catarina Ribeiro
KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
07 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

Para além da apresentação do evento, a sessão contou ainda com a assinatura de protocolos com mais de uma dezena de Centros de Formação de Professores.

© UC | Karine Paniza

A Universidade de Coimbra (UC) apresentou hoje, dia 7 de setembro, o EdTech Summit Portugal 2023, evento que vai juntar docentes do ensino básico e secundário de todo o País numa iniciativa de partilha de práticas pedagógicas e tecnologias aplicadas à educação. A iniciativa vai decorrer entre 10 e 11 de março, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Para estimular a partilha de práticas pedagógicas e uma reflexão alargada, vão ser organizadas várias conferências, workshops, mesas redondas, mostras tecnológicas, bem como outros espaços que pretendem estimular a partilha de experiências e boas práticas pedagógicas.

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados explica que o EdTech Summit Portugal 2023 é um evento pioneiro no País. A responsável garante que, apesar de não ser um evento de tecnologia, a iniciativa assume-se como “um evento de educação e de práticas pedagógicas que utilizam a tecnologia para promover melhor os seus objetivos”.

Eis o que pode fazer:

Nos espaços de conversa e de partilha, vão estar em destaque temas como inteligência artificial, ética digital, papel do professor no novo contexto de aprendizagem, inovação curricular contínua, inclusão ou o futuro da educação. O presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, o vencedor do Global Teacher Prize, José Jorge Teixeira, e a coordenadora de projetos educacionais, Maria Vieites Casado, são alguns dos oradores que vão marcar presença no EdTech Summit Portugal 2023.

Já nos workshops, os docentes vão ter acesso a formações em domínios como storytelling em educação, manuais digitais, podcasts e estratégias para usar o som como ferramenta pedagógicas, construção de gaming ou robótica.

A iniciativa vai acontecer no âmbito do projeto “Living the Future Academy”, liderado pela Universidade de Coimbra e financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Vai também contar com o envolvimento de vários centros de formação de professores e de empresas.

Para além da apresentação do EdTech Summit Portugal 2023, a sessão contou ainda com a assinatura de protocolos com mais de uma dezena de Centros de Formação de Professores, parceiros na organização do evento numa "estratégia de aproximação ao ensino pré-universitário”. “A ideia de que as escolas de diferentes ensinos preenchem objetivos e espaços diferentes, é já ultrapassada”, sublinha Cristina Albuquerque. Para a Vice-Reitora, "todos trabalhamos em prol de formação de cidadãos de hoje e amanhã”. O objetivo, grarante, é trabalhar em conjunto para “formar cada vez melhor e de uma forma mais profunda”.

Assinatura de Protocolos com Centros de Formação de Professores

1 – Nova Ágora (Distrito de Coimbra);

2 – Minerva (Distrito de Coimbra);

3 – Beira Mar (Distrito de Coimbra);

4 – Coimbra Interior (Distrito de Coimbra);

5 – Planalto Beirão (Distrito de Viseu);

6 – Alcobaça e Nazaré (Distrito de Leiria);

7 – Centro-Oeste (Distrito de Leiria);

8 – LeiriMar (Distrito de Leiria);

9 – Alenquer (Distrito de Lisboa);

10 – Lezíria-Oeste (Distrito de Lisboa);

11 – Seixal (Distrito de Setúbal).