EfS no caminho para um futuro mais saudável

A ação “Active Mobility in Coimbra University – a path to a healthier future”, promovida pelo Comité para o Campus Sustentável da EfS (Energy for Sustainability Initiative) da Universidade de Coimbra, procura alertar para os benefícios de um estilo de vida ativo.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
02 agosto, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC I Ana Bartolomeu

O Comité para o Campus Sustentável da EfS (Energy for Sustainability Initiative) da Universidade de Coimbra (UC) está a organizar uma ação que tem por objetivo alertar a Comunidade UC “para a relação que existe entre ter uma vida ativa e a saúde”, explica Anabela Ribeiro, membro do Comité.

A iniciativa, realizada em colaboração com Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC (FCDEF-UC), está integrada na Semana Europeia da Mobilidade 2022 e é composta por três momentos. O primeiro consiste no preenchimento de um questionário no qual o Comité “procura saber se as pessoas têm ou não hábitos saudáveis de mobilidade”. São colocadas questões como “se vai ao ginásio” ou se “vai a pé ou de bicicleta para o trabalho”, explica a também docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Anabela Ribeiro.

O passo seguinte, para os participantes que se quiserem voluntariar, é a realização de testes físicos nos laboratórios da FCDEF-UC. Os resultados obtidos nas duas primeiras fases vão ser cruzados e analisados. No final, os inscritos na ação ficam a conhecer o nível de performance atual e, se quiserem melhorar a condição física, são aconselhados do tipo de atividade que podem desenvolver, “chamando a atenção para a questão da bicicleta e do andar a pé”.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

A iniciativa culmina com uma sessão de trabalho no dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro, no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Os especialistas envolvidos vão apresentar resultados e discutir a influência da mobilidade e da vida ativa na saúde, de uma forma mais abrangente.

“Quando aconselhamos as pessoas a ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, do outro lado ouvimos o argumento de que a cidade não está preparada para tal, o que é verdade”, defende Anabela Ribeiro. A sessão tem prevista a presença da vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos, também docente da FCTUC, que vai "ajudar a debater como é que a infraestrutura viária se pode adaptar melhor e se tornar mais segura" a modos de vida ativos, conclui.

A participação no "Active Mobility in Coimbra University – a path to a healthier future” é gratuita mas carece de inscrição prévia através de formulário disponível aqui.

O questionário, aberto a Comunidade UC, está disponível durante o mês de agosto.