Encerramento do Centro de Testagem na Praça da República

O Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra continua a funcionar na sua localização habitual, Edifício da Faculdade de Medicina, Polo I.

21 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Em virtude da publicação do Decreto-Lei n.º 23-A/2022 de 18 de fevereiro, já promulgado pelo Presidente da República, que aligeira as regras de prevenção do contágio da pandemia COVID-19 e aborda o fim da necessidade de testagem, salvo exceções, o posto de testagem gratuito à COVID-19 instalado na Praça da República foi encerrado.

O Centro de Testagem, que resultou de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Universidade de Coimbra (UC), funcionou em horário noturno, tendo realizado 8588 testes nos dois meses e meio de funcionamento.

Recorde-se que a iniciativa de abrir o posto de testagem foi ao encontro das orientações da Direção-Geral da Saúde, de dezembro de 2021, no sentido de aumentar a testagem da população, sobretudo junto de zonas de restauração e de diversão noturna.

“Esta foi uma parceria com um balanço bastante positivo, tendo contribuído para o reforço da testagem da comunidade, num momento em que este era fundamental. A Universidade de Coimbra esteve sempre disponível para contribuir para a resposta nacional à pandemia, na medida do necessário, e mantém o seu Laboratório de Análises Clínicas de portas abertas à sociedade”, refere o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Segundo o Presidente da CMC, “este foi mais um momento em que duas instituições de Coimbra se juntam para responder às necessidades da cidade, mostrando como as sinergias podem, de facto, acrescentar valor a Coimbra”. José Manuel Silva sublinhou ainda “a dedicação dos extraordinários colaboradores que tornaram possível a prestação deste relevante serviço à comunidade”.

O Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC) continua a funcionar na sua localização habitual (Edifício da Faculdade de Medicina, Polo I), sendo que a população poderá recorrer aos serviços sempre que necessitar, para a realização de:

- teste rápido de antigénio

- teste de PCR (com resultado em 24h)

- teste de PCR (com resultado em 2h)

- teste de PCR em amostra de saliva

- pesquisa e quantificação de anticorpos anti-SARS-CoV-2

O agendamento deve ser realizado através do número 239 240 800. O Laboratório funciona nos dias úteis (9h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00) e aos sábados (9h00 - 13h00).