Universidade de Verão: “A semana que muda vidas”

Envergando t-shirts coloridas da UC, centenas de adolescentes juntaram-se no adeus a mais uma Universidade de Verão. Para alguns já não é a primeira vez. Outros deixam o desejo de voltar.   

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
01 agosto, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O Átrio das Químicas da Universidade de Coimbra (UC) encheu-se de cor, abraços, lágrimas, alegria e muitos agradecimentos durante o encerramento da 15.ª edição da Universidade de Verão (UV).

Ao palco subiram 26 adolescentes, um por cada área do saber da UV. Discursos diferentes, mas unânimes nos agradecimentos aos monitores, à Associação Académica de Coimbra, à Reitoria, aos professores da UC.

“Gostaria de agradecer a todo os membros da organização, ao Student Hub, à Associação Académica de Coimbra, à Universidade de Coimbra e, sobretudo, aos nossos monitores”, começa por dizer Isabella Domingues, integrada na área da Economia.

Os porta-vozes de cada área do saber defenderam a riqueza e diferença desta atividade. “Esta experiência foi, acima de tudo, transformadora, pelo facto de estarmos todos juntos por um propósito”, aquilo “que vamos fazer para o nosso futuro”. Além disso, o que "vivemos ao longo destes dias é incomparável ao que quer que seja”, salienta a estudante, que veio de Luanda para participar na UV.

E é mesmo de transformação que se trata. “Aquela semana que dizem que muda vidas. E não é que muda mesmo?”, diz no palco João Catarino, pertencente à área de Medicina. “É fascinante o quão rápido é possível criar laços, amizades e memórias com pessoas” que não conhecíamos, acrescenta o coninbricense.

Para Amélia Vasconcelos, integrada na área das Ciências da Vida e que veio de Porto Santo, esta foi uma “semana memorável” e “inspiradora”. As “pessoas com que me relacionei vinham de várias partes de Portugal e isso permitiu-me ver a vida de formas diferentes, através de pessoas que estiveram em contextos diferentes”.

Entre 27 de julho e 01 de agosto, 584 estudantes do ensino secundário puderam conhecer diferentes facetas da UC, explorando áreas do saber, desenvolvendo competências práticas e ficando a conhecer a história e a tradição da Universidade.

“Esta edição da Universidade de Verão teve algumas características especiais”, como “mais candidatos inscritos” e “mais estudantes internacionais, o que indica que a Universidade de Verão é cada vez mais conhecida também noutras latitudes”, referiu a Vice-Reitora da UC para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque.

A 15.ª edição trouxe também novidades, como a dinamização de workshops científicos, ou a oportunidade de os participantes escolherem várias áreas do saber. Além disso, a participação, pela primeira vez da Escola de Enfermagem, que “passa a integrar a Universidade de Coimbra e que veio enriquecer todo um conjunto de atividades que foram desenvolvidas” e “que estamos sempre a tentar melhorar”.

A Universidade de Verão é organizada pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Associação Académica de Coimbra, e conta com o apoio do Santander Universidades e do Plano de Recuperação e Resiliência.

“Espero que tenham aproveitado esta semana ao máximo para verem as diversas opções que a Universidade de Coimbra” tem para vos oferecer e também a “cultura da cidade de Coimbra e da Associação Académica de Coimbra”, disse o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Carlos Magalhães.

No final, ficou uma certeza para muitos: para o ano há mais.