Encontro "Luís Reis Torgal – Um Percurso de Vida" realiza-se a 14 de outubro no Colégio da Trindade

O encontro inclui a apresentação, por Fernando Rosas, do livro coordenado por Luís Reis Torgal intitulado “Brandos Costumes: O Estado Novo, a PIDE e os intelectuais” e tem entrada livre.

05 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O encontro "Luís Reis Torgal – Um percurso de vida", organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra em parceria com a Editora Temas e Debates/Círculo de Leitores, perspetiva-se como um momento intenso e luminoso em torno do percurso de vida intelectual de Luís Reis Torgal, fundador do CEIS20, e que está focalizado no livro Brandos Costumes: O Estado Novo, a PIDE e os intelectuais, cuja apresentação estará a cargo de Fernando Rosas.

A obra Brandos Costumes..., coordenada por Luís Reis Torgal e que agrega como autores alguns dos seus ex-alunos, ex-orientandos e colaboradores próximos, examina a relação entre a PIDE e uma série de intelectuais (portugueses e africanos das ex-colónias) que foram apoiando e/ou integrando uma “oposição”, nem sempre unida e com claras fraquezas, ao Estado Novo de Salazar e Marcello Caetano. Nas palavras de Reis Torgal, "a este livro foi dado o título, propositadamente irónico, de Brandos Costumes..., a fim de revelar como foi e é possível manejar uma expressão que foi assumida pelo regime e por alguns autores e simples cidadãos que ainda hoje interpretam assim o Estado de Salazar. O que se procurou mostrar, ao invés, é que é impossível ter havido — como disse Salazar — uma adaptação do Estado aos 'brandos costumes' do povo português".

Mais informações e programa https://www.uc.pt/iii/ceis20/article?key=a-9b003b3472