Entregues as primeiras plantas aos novos estudantes no âmbito da iniciativa UC.Plantas

07 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Ana Oliveira e Alexandra Nascimento, são colegas, do curso de Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e foram juntas até ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) para recolher aquela que vai ser a nova companheira durante os próximos meses. A primeira escolheu um pinheiro manso, a outra leva para casa um medronheiro. As estudantes aderiram à UC.Plantas, a iniciativa de promoção da biodiversidade e sensibilização ambiental da UC e do Jardim Botânico que chega em 2020/21 à 4.ª edição.

“Acho que toda a iniciativa com o objetivo de ajudar um pouco mais o planeta é excelente e toda a gente devia participar”, sublinha Alexandra Nascimento. “Qualquer coisinha pode fazer a diferença e esta é uma que não custa nada – é simplesmente regar e cuidar um bocadinho. E vai fazer uma grande diferença”, adianta a estudante. Ana Oliveira é da mesma opinião: “é bom para o ambiente e sentir que tenho uma planta à minha responsabilidade durante algum tempo e saber que depois essa planta vai para o JBUC… Acho que é uma boa sensação”.

“Uma das razões por ter escolhido Coimbra foi o Botânico”, afirmou João Afonso Petronilho. O estudante do primeiro ano de Biologia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, também aderiu à iniciativa UC.Plantas, pela “conexão” com o verde. Quando escolheu a planta que o vai acompanhar, o aluno selecionou o carrasco. “Acho que tem um aspeto diferente e, de todas as disponíveis, era a que menos conhecia. E isso despertou o meu interesse”.

Estão agendadas mais três sessões de entrega de plantas no âmbito da iniciativa UC.Plantas, às quartas-feiras durante o mês de outubro (dias 14, 21 e 28 de outubro). O ponto de encontro para as entregas é o quiosque junto ao portão norte (Arcos do Jardim). De notar que os interessados devem inscrever-se previamente, através do endereço jardim.botanico@uc.pt, indicando nome, número de estudante, curso, data de nascimento, naturalidade/nacionalidade e contactos (e-mail e telefone).

UC.Plantas 2020

Notícia relacionada: /noticias/artigos/uc-desafia-novos-estudantes-a-adotarem-uma-planta/

Marta Costa