"Envolvam-se" foi o apelo aos novos estudantes no início do ano letivo

Universidade e Associação Académica juntas na sessão de acolhimento aos estudantes no novo ano letivo.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
29 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

"Orgulhamo-nos do passado, mas o que importa é o presente e o futuro", garantiu o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. Durante a sessão de acolhimento aos novos estudantes, que decorreu no Auditório da Reitoria, o responsável defendeu que a UC é uma universidade que "tem muitas coisas boas a acontecer, na investigação, inovação, empreendedorismo" sem esquecer a vertente pedagógica ou social.

De acordo com Amílcar Falcão, ao falar para quem começa agora o percurso universitário, é necessário não esquecer que há, em Coimbra, "uma segunda universidade", com atividades extracurriculares e na qual a Associação Académica de Coimbra é fundamental. Essa "segunda universidade permite uma formação mais completa". "Envolvam-se", apelou o Reitor.

Eis o que pode fazer:

O presidente da Direção-geral da AAC, João Caseiro, recorda que o percurso "vai ser preenchido de desafios, mas irão adquirir ferramentas fundamentais para a vossa vida". Durante a sessão, João Caseiro sublinhou a importância de "estarem atentos e aproveitarem as oportunidades".

"A partir de hoje, tornam-se também associados efetivos da Associação Académica de Coimbra", recorda João Caseiro. "Vocês serão marcados pela Académica e vão também marcar a Académica", acredita o dirigente estudantil.

Com uma mostra de atividades e projetos, ou a atuação da Estudantina Universitária de Coimbra, os novos estudantes da UC foram apresentados a um leque variado de oportunidades que a Universidade oferece. A sessão contou ainda com um momento de partilha de percursos.

"A Universidade e o que ela proporciona vai mudar a vossa vida. Mudou a minha". Quem o afirmou foi o fundador e CEO da The Loop Company, João Bernardo Parreira. Também a atleta olímpica Irina Rodrigues partilhou que "Coimbra faz parte do sonho" e foi na UC que conseguiu "conciliar uma carreira que não é fácil: a medicina e o desporto". Fundador e CEO da CRON, Diogo Bhovan, acredita que os novos estudantes fazem agora parte de "uma das melhores universidades" mas "o mais importante é o impacto" que se tem na vida das pessoas. Para isso, aconselha que se "envolvam no ecossistema".