Equal.STEAM lança desafio Summer of Code

Durante uma semana, há desafios de programação para responder. O objetivo é que, "de uma maneira simples e lúdica, levar a que as pessoas se interessem por esta área".

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
06 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Durante cerca de uma semana, uma vez por dia, equipas são desafiadas a testar os conhecimentos de programação. Depois de cada prova, é dada uma pista para o desafio do dia seguinte. No final, há prémios e mais conhecimentos sobre código e programação.

"Programar vai ser uma ferramenta muito importante", acredita uma das dinamizadoras da iniciativa. De acordo com Catarina Silva, o Summer of Code pretende "alargar a área das tecnologias e da informática a mais pessoas". O objetivo passa assim por, "de uma maneira simples e lúdica, levar a que as pessoas se interessem por esta área", acrescenta. O público-alvo da iniciativa, adianta a organização, são estudantes, principalmente mulheres, "que queiram aprender mais na área da programação, colocando assim em prova os seus conhecimentos, e tendo ainda a oportunidade de ganhar prémios".

Organizada em parceria com o Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra (NEI/AAC), a atividade está incluída no projeto Equal.STEAM e, durante uma semana, os participantes podem testar conhecimentos de programação.

O Summer of Code acontece de 5 a 7 de julho, a partir das 16 horas, no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Eis o que pode fazer:

As inscrições para o Summer of Code estão abertas e devem ser realizadas através de formulário online disponível aqui. Mais informações e inscrições para o Summer of Code podem ser encontradas em https://ucpages.uc.pt/equal.steam/eventos/summer-of-code/