Equal.STEAM procura atrair raparigas e mulheres para as áreas tecnológicas e de engenharia

Desde projetos de mentoria, workshops, cinema e teatro, cursos ou estágios, são diversas as iniciativas propostas no âmbito do projeto.

27 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Um "Programa Integrado de Atração e Retenção de Raparigas e Mulheres no Ensino Superior em Áreas Tecnológicas e Engenharias", é assim que se apresenta o Equal.STEAM, o projeto da Universidade de Coimbra (UC) que tem como objetivo a promoção "de atividades e conteúdos integrados e inclusivos para promover a equidade no Ensino Superior, contribuindo para a atração e retenção de raparigas e mulheres em áreas tecnológicas e de engenharia, bem como para a melhoria da qualidade pedagógica e da articulação e transição para o mercado de trabalho".

São um total de 17 iniciativas, a decorrer até julho de 2023, que pretendem ser mais um passo na estratégia que a UC tem já vindo a desenvolver na área da atração e retenção de raparigas e mulheres em áreas tecnológicas e de engenharia. "É um projeto muito gratificante", explica a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque. "Queremos contribuir para um maior equilíbrio de representatividade nestas áreas", acrescenta a responsável. Assim, "pretende-se incrementar processos de inovação pedagógica e, ao mesmo tempo, de capacitação e divulgação", esclarece a Vice-Reitora.

No final do projeto, garante Cristina Albuquerque, espera-se "alterar a visão da UC neste aspeto da atratividade, e também da retenção, de raparigas e mulheres nestas áreas".

Eis o que pode fazer:

"É um projeto muito ambicioso", destaca a Vice-Reitora para a Investigação e 3º Ciclo, Cláudia Cavadas. "A ideia é que fiquem as sementes" de um trabalho que inclui a criação de unidades curriculares e de outros materiais "que vão perdurar". "Certamente vai também perdurar a forma de ver estes assuntos em toda a comunidade", acredita a responsável.

"É um processo de contaminação" de quem nos rodeia, "para que todos vistam a camisola e para que as mulheres e raparigas deixem de ser invisíveis em várias áreas", referiu ainda a Vice-Reitora.

Saiba mais sobre o projeto Equal.STEAM e as iniciativas previstas na página https://www.uc.pt/equal.steam/