Equality Days promovem oficina de música de intervenção sobre igualdade de género

Batucada do Ó foi um dos momentos de oficina dinamizados durante os Equality Days. Trabalhou-se "a força da palavra e o poder da música enquanto instrumento criador de mudança".

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
31 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A igualdade de género como fio condutor para uma composição musical, "acompanhada de instrumentos de percussão e melódicos". Foi assim que se deu o ponto de partida de criação e onde as palavras de ordem foram a experimentação e a criação.

Cerca de uma dezena de participantes juntaram-se à oficina organizada pela Catrapum Catrapeia no âmbito dos Equality Days da Universidade de Coimbra (UC). A Batucada do Ó tornou-se um local de composição em espírito de partilha e criação coletiva, sem nunca esquecer a "luta pela igualdade e pelos direitos humanos, na perspetiva e com as ressonâncias de cada um dos participantes", ressalva a organização.

Em grupo para fazer pequenas composições de som, depois em conjunto. Ao criar algumas letras, com pensamentos que surgiam, de acordo com temas e, ao sabor da percussão, ir falar a um dos microfones, a experiência apresentou-se também como uma forma de partilha coletiva de sentimentos e empoderamentos.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Saiba mais sobre os Equality Days aqui. Conheça o projeto Equal STEAM - Programa Integrado de Atração e Retenção de Raparigas e Mulheres no Ensino Superior em Áreas Tecnológicas e Engenharias em www.uc.pt/equal.steam