Especialista da Universidade de Coimbra integra grupo de trabalho da Organização Mundial de Meteorologia

A Organização Mundial de Meteorologia tem desenvolvido relatórios plurianuais sobre o estado do clima.

20 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Mónica Rodrigues, investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), foi convidada a integrar o grupo de trabalho da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) que vai realizar o Relatório Decenal para o período 2011-2020.

Em 2010, a OMM começou a trabalhar em relatórios plurianuais sobre o estado do clima, incluindo escalas temporais de 5 a 10 anos. A escala plurianual permite recolher dados suficientes para uma análise retrospetiva de sinais a longo prazo na avaliação de indicadores climáticos e de eventos extremos.

De acordo com Mónica Rodrigues, «a perspetiva da última década (2011-2020) dá-nos uma importante janela temporal para analisarmos retrospetivamente os principais indicadores climáticos e os seus impactos, reais e potenciais, no desenvolvimento sustentável. Este relatório será um instrumento essencial para o Inventário Global da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC, em inglês), e para o Comité Permanente dos Serviços Climáticos».

Neste processo, «tal como os relatórios anuais sobre o Estado do Clima, o Relatório Decenal 2011-2020 irá apresentar de forma proeminente os Indicadores do Estado do Clima revistos. Para assegurar a robustez e precisão dos dados em todos os indicadores, os contributos provêm de várias fontes, e incluem, mas não se limitam a: Centros climáticos internacionais, Serviços nacionais de hidrologia e meteorologia, Instituições de investigação e universidades, Agências científicas, Programas da OMM e da ONU», salienta a especialista.

«De forma a recolher informação essencial sobre as tendências a longo prazo de temperatura e precipitação, a Organização Mundial de Meteorologia irá recolher dados decenais dos vários países através de um inquérito digital associado à base de dados de Perfil do País», acrescenta a especialista da Universidade de Coimbra.

Prevê-se que o relatório decenal para o período 2011-2020 seja publicado em 2023, coincidindo com o Inventário Global da United Nations Framework Convention on Climate Change.