Especialistas e estudantes para falar em envelhecimento com o MIA Portugal

A escola envolveu cerca de 30 participantes e realizou-se entre 4 e 8 de abril.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Células estaminais, mecanismos básicos do envelhecimento, o envelhecimento do cérebro, a intervenção no envelhecimento, envelhecimento humano e tratamento e a transferência de conhecimento foram os módulos principais da Escola de Primavera do MIA Portugal. Oriundos de instituições dos Estados Unidos da América, Holanda, Dinamarca, Áustria, Reino Unido, Eslováquia ou Portugal, 30 estudantes de doutoramento e pós-doutoramento participaram na iniciativa que teve lugar em Coimbra.

"A ideia [da Escola de Primavera do MIA Portugal] era trazer especialistas na área do envelhecimento e dar a conhecer o que se passa a nível de investigação científica nesta área", explica o diretor científico do MIA Portugal, Manuel Santos. De acordo com o responsável, durante uma semana foi possível ter não apenas "especialistas de altíssima qualidade" mas também elevada "qualidade nas apresentações e na ciência que foi aqui discutida". Por essas razões, Manuel Santos faz um balanço "muito positivo" do evento.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Ainda em 2022, o MIA Portugal tem como "prioridade o recrutamento de novos cientistas", revela Manuel Santos. "Com dois grupos a trabalhar e os laboratórios a iniciar o seu trabalho de investigação, o nosso objetivo é mesmo recurtar novos cientistas, instalá-los e intensificar a investigação na área do envelhecimento", conta. Paralelamente, o diretor científico conta ainda que a construção do edifício UC Biomed, onde vai ficar instalado o MIA Portugal "está a avançar a bom ritmo".

Mais informações sobre a Ageing Spring School & Symposium em https://www.uc.pt/mia/mia-portugal-ageing-spring-school/