Espetáculo multimédia conta a História do fado de Coimbra na voz de uma mulher

Espetáculo acontece a 11 de março, pelas 21h30, no TAGV.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
09 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Um espetáculo performativo que apresenta “a música tradicional coimbrã, com as mesmas técnicas, em termos de canto e de harmonia, mas apenas com mulheres”. É assim que sobe ao palco A História do Fado de Coimbra na Voz de Uma Mulher.

Inserido na 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o evento surge pela mão da artista Vânia Couto e tem Buga Lopes como diretor musical. Após uma edição do festival Correntes de Um Só Rio, “com uma programação inteira de Fado de Coimbra, cantada só por homens, achei curioso que não houvesse ainda com mulheres”, conta Vânia Couto. “Achámos bem fazer este desafio e fazia sentido ser na Semana Cultural”, sublinha a artista.

Para além de música, na organização revela que vai ser possível visualizar um documentário fragmentado, ao longo do espetáculo. De acordo com Buga Lopes, é algo que “podia engrandecer” o evento “falar com pessoas que conhecem a história do fado” e mostrá-las ali. “Desde Vítor Sá, de uma geração mais antiga, à época de hoje, com o Fado ao Centro ou o Fado Hilário, a uma geração mais recente, como Inês Martins ou Cristina Cruz, a primeira mulher que fez um álbum de fados de Coimbra, há cerca de uma década”, revela Vânia Couto. No palco, vai ainda contar com Inês Graça e Joana Gonçalves como convidadas.

Eis o que pode fazer:

A ter lugar na sexta-feira, 11 de março, pelas 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente, “A História do Fado pela Voz de Uma Mulher” conta com a organização da Associação Catrapum.

“A expetativa é que todas as pessoas possam apreciar uma boa noite, que estamos todos a precisar neste momento”, afirma Buga Lopes. Ao mesmo tempo, o diretor musical tem esperança de que o espetáculo “possa abrir portas a uma nova geração” e “abrir as tradições, para que aceitem todos e mais alguns no que é a cultura conimbricense”.

De acordo com Vânia Couto, não se pretende “causar nenhuma revolução” com o espetáculo. “O tema é o tempo e o Fado de Coimbra, e a voz da mulher faz sentido porque faz parte desse tempo, que ficou parado”, acredita. Para Vânia Couto, “é um passo entre muitos outros” e há a expetativa de que o público possa “pensar o tempo e a tradição – até que ponto se pode ir, se pode travar e alterar, modificar e evoluir”. Acima de tudo, querem que “seja uma noite agradável e que se lembrem com saudades de Coimbra”.

História do Fado de Coimbra na Voz de Uma Mulher

SEX.11_MAR. — 21H30 Teatro Académico de Gil Vicente

Um concerto na voz de Vânia Couto com a Orquestra “Trova do Vento que Passa”, sob a direção do Maestro Buga Lopes, onde entre canções falarão os vídeos’doc de pessoas de hoje. Reflexões sobre artistas que imortalizaram o Fado e que o tornaram de Coimbra. O tempo passa, o fado continua e talvez seja TEMPO de as mulheres o cantarem também. SERÁ? Fica a pergunta.

Bilhetes disponíveis na Bilheteira do TAGV | Preço Bilhete: 8.5€ Descontos Praticados pelo TAGV: 6€

Conheça a programação completa da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/semanacultural