Está de volta o PubhD Coimbra para colocar estudantes de doutoramento a partilhar as suas investigações com a sociedade

As inscrições para doutorandos que pretendam apresentar os seus projetos nas próximas sessões da iniciativa já estão também abertas.

28 setembro, 2022≈ 4 mins de leitura

© DR

O PubhD Coimbra está de volta à cidade para a segunda temporada. A primeira sessão da temporada acontece amanhã, dia 29 de setembro, a partir das 22h00, no Liquidâmbar. A iniciativa integra a programação da Noite Europeia dos Investigadores 2022 em Coimbra, que é coordenada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

O conceito do PubhD passa por ter três investigadores doutorandos a apresentar ciência num bar. Em cada sessão, estão presentes três áreas e campos de estudos completamente diferentes, mas com algo em comum: a comunicação de ciência, em 10 minutos, para uma audiência num bar, seguida de 20 minutos de perguntas e respostas. A iniciativa tem por objetivo aproximar a ciência da sociedade, de um modo relaxado e amigável.

Na primeira sessão da segunda temporada do PubhD Coimbra, Neuropsicologia, Sistemas Inteligentes e Guerra Colonial Portuguesa são os temas que vão estar em cima da mesa. Inês Simões vai falar sobre como tenta compreender o funcionamento executivo em crianças no âmbito do seu doutoramento na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mauro Pinto vai falar de epilepsia, inteligência artificial, algoritmos evolucionários e interpretabilidade, temas que explora no seu doutoramento em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Por fim, André Caiado, estudante do Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra vai falar sobre a monumentalização e musealização da Guerra Colonial.

Para além de Coimbra, o PubhD existe em mais seis cidades portuguesas – Braga, Guimarães, Évora, Porto, Bragança e Lisboa – tendo sido a capital o local onde decorreu a primeira edição em Portugal, no ano de 2015. O conceito nasceu no Reino Unido, em 2013, e o seu nome deriva da junção de pub, bar característico inglês, e PhD, a sigla de doutoramento. Em Coimbra, surgiu em 2017 como uma iniciativa inserida no congresso SciCom.Pt (rede que procura promover a comunicação de ciência em todas as suas vertentes e o intercâmbio entre os profissionais de comunicação de ciência). Nestes encontros, procura-se a troca de conhecimento de variadas temáticas, assim como a partilha de experiências adicionais.

Para participar nas futuras edições mensais, os doutorandos podem inscrever-se em http://bit.ly/InscriçãoPubhDCoimbra. O PubhD Coimbra conta com o apoio do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e do Liquidâmbar.