Estão apresentadas as equipas que vão representar a AAC/UC nos Campeonatos Nacionais Universitários

A competição decorre em Viana do Castelo, entre 16 e 28 de abril. A representar a AAC/UC vão estar 76 estudantes-atletas, nas modalidades de Futebol de 11 Masculino, Futsal Feminino, Futsal Masculino e Basquetebol Masculino.

M(
Marta Costa e Rui Marques Simões (texto)
A(
Ana Bartolomeu (vídeo)
10 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Foi com um momento simbólico de entrega de camisolas a atletas e treinadores que foram apresentadas oficialmente as equipas apuradas para representar a Associação Académica de Coimbra / Universidade de Coimbra (AAC/UC) nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), que vão decorrer em Viana do Castelo, entre 16 e 28 de abril.

A AAC/UC vai participar nos Campeonatos Nacionais Universitários com equipas nas modalidades de Futebol de 11 Masculino, Futsal Feminino, Futsal Masculino e Basquetebol Masculino, num total de 76 estudantes-atletas.

A sessão, que decorreu no Estádio Universitário de Coimbra, contou com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), do presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e do presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Eis o que pode fazer:

“A prática desportiva é uma missão de todos”, entre instituições de ensino superior, académicas e sociedade, sublinhou o presidente da FADU, Ricardo Nora, projetando as fases finais dos CNUC. Com mais de 70 equipas de 28 clubes, a competição que vai decorrer em Viana do Castelo promete ser “um momento marcante para o percurso” de cada estudante-atleta que nela participe.

Como “uma das grandes áreas de atuação da AAC” e um dos “grandes eixos de trabalho do dia-a-dia”, o desporto universitário é visto por João Caseiro como um ponto fundamental. O presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra assumiu que a época tem sido “desafiante”, mas, ao mesmo tempo, “muito bem-sucedida”, o que se tem refletido nos resultados – com quatro das cinco equipas elegíveis da AAC/UC a lograrem o apuramento para as fases finais dos CNU.

Já o Reitor da UC, Amílcar Falcão, apelou à competitividade e ao desportivismo dos estudantes-atletas da AAC/UC: “quando se compete, é preciso saber ganhar e saber perder, mas o que importa é saber dar o melhor. É isso que se espera, que saibam dar o vosso melhor e que ninguém se aleije”. Os estudantes atletas são, sublinha o Reitor, “um exemplo para toda a comunidade académica”. Por isso, Amílcar Falcão espera que, também nos CNU, “levem o espírito desportivo para a competição”.