Estudantes-atletas nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos Paris 2024 são exemplo para a UC

Catarina Costa e Camila Rebelo são as estudantes-atletas da UC que vão competir nos Jogos Olímpicos. Diogo Cancela, Tomás Cordeiro e Telmo Pinão são os apurados para os Jogos Paralímpicos.

R(
Rui Marques Simões e Marta Costa (texto)
P(
Paulo Amaral (fotos)
28 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

São cinco os estudantes-atletas da Universidade de Coimbra (UC) que vão participar nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Catarina Costa (Judo / Faculdade de Medicina) e Camila Rebelo (Natação / Faculdade de Medicina) são as duas estudantes-atletas da UC que vão competir nos Jogos Olímpicos, que acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto, em Paris. Diogo Cancela (Paranatação / Faculdade de Ciências e Tecnologia), Tomás Cordeiro (Paranatação / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) e Telmo Pinão (Paraciclismo / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) são os três apurados para os Jogos Paralímpicos, que se realizam entre 28 de agosto e 8 de setembro, também na capital francesa.

Reconhecendo que o desporto "faz fundamentalmente bem, não apenas ao corpo mas também à cabeça", o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, recebeu quatro dos cinco estudantes-atletas na Sala do Senado da UC. Os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos "não são comparáveis" pela sua "filosofia ou fairplay", acrescentou o responsável. A presença em Paris é, admite Amílcar Falcão, “um orgulho" pessoal e para a UC.

O Reitor da UC defende que os estudantes-atletas de alto rendimento são "o topo da pirâmide e um exemplo para todos os estudantes" a nível desportivo, "seja em competição, seja por lazer". E deixou uma palavra de esperança: "que representem o País o melhor possível." "A Universidade estará toda a torcer por vós", garantiu.

Os estudantes atletas que estiveram presentes na Sala do Senado integram o Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAAR-UC), a componente mais visível do trabalho que tem sido feito na instituição para promover o desporto, a atividade física e o bem-estar.

O PAAR-UC – que neste ano letivo incluiu 34 estudantes da UC – tem como objetivo central potenciar a compatibilização da vida académica e da prática desportiva de alto rendimento, oferecendo aos estudantes-atletas as mais-valias das várias áreas de conhecimento da UC no apoio e na melhoria das condições de treino e preparação para a competição. As medidas vão desde o apoio ao nível escolar (na escolha de horários e de turmas e na possibilidade de realização de mais unidades curriculares em época especial) à facilitação do acesso às instalações de treino e de controlo e monitorização da prática desportiva.

Neste ano letivo, a Universidade de Coimbra tem 261 alunos e alunas com estatuto de estudante-atleta, tendo mais de cinco mil pessoas da comunidade académica a participar nas atividades físicas e desportivas promovidas pelo Desporto UC.