Estudantes Atletas Olímpicos e Paralímpicos são “um orgulho” para a UC

Cinco estudantes atletas da Universidade de Coimbra estiveram a representar Portugal nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2021.

13 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Foi para nós um orgulho a vossa presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e os resultados foram excelentes”. O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, recebeu Telmo Pinão, Catarina Costa, Gabriel Lopes e Irina Rodrigues, estudantes atletas que representaram Portugal em Tóquio, com palavras de agradecimento. “Estão todos de parabéns e a UC agradece o vosso esforço”, sublinhou Amílcar Falcão. Diogo Cancela, apesar de não conseguir estar presente, foi também homenageado por Amílcar Falcão.

De acordo com o Reitor, a UC é, “por diversas vezes, considerada a melhor no desporto. Mas não é suficiente chegar ao melhor lugar, é preciso saber manter esse lugar”. Por isso, o responsável pediu aos atletas “sugestões para como poderemos melhorar. Para além de todo o trabalho que tem sido feito, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e não só, o que entenderem ser importante para irmos mais além”, referiu.

Reconhecendo que “há coisas a melhorar, em particular no desporto adaptado”, Telmo Pinão garante que “a Faculdade está a trabalhar nesse sentido”. O ciclista paralímpico defende que “é importante que haja esta sintonia, entre nós, atletas e estudantes,” e a Faculdade. “Estamos todos a caminhar no mesmo sentido”, acrescentou Gabriel Lopes, que refere ainda “o grande apoio da UC” no seu percurso. A presença de “uma comunicação mais fácil, com um gabinete mais próximo” foram salientados por Irina Rodrigues, estudante da Faculdade de Medicina da UC. Também estudante da FMUC, Catarina Costa referiu que “o apoio ao estudante atleta não era tão visível como é hoje”. “Sem ele, teria sido bem mais difícil”, garante a judoca.

Marta Costa e Karine Paniza