Estudantes atribuem título de Associado Honorário da AAC a Cesário Silva

Condecoração foi aprovada por unanimidade em Assembleia Magna Extraordinária, no Dia do Estudante.

24 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Associação Académica de Coimbra (AAC) juntou-se em Assembleia Magna Extraordinária, marcada para o Dia do Estudante, 24 de março. Como ponto único estava a "Apresentação e Votação da Proposta da Direção-geral da AAC de condecorar Cesário Silva como Associado Honorário da AAC".

O auditório do edifício central do Polo II recebeu a reunião dos estudantes no dia que "marca um ano da manifestação impulsionada pelo mesmo, que uniu estudantes de todo o País na luta por um Ensino Superior justo, acessível e igualitário", lia a nota divulgada.

De acordo com o presidente da DG/AAC, João Caseiro, Cesário Silva foi "um academista de valores, apaixonado por esta casa e pelas suas estruturas. A atribuição do título de associado honorário ao Cesário é o reconhecimento do seu contributo à Associação Académica de Coimbra. Por tudo aquilo que deu à AAC, de forma genuína e interessada, Cesário Silva será sempre relembrado pela sua dedicação à mais bela causa coimbrã", afirmou o dirigente estudantil.

Ao relembrar alguns dos papéis que o antigo presidente assumiu na Academia, a atual chefe de gabinete da DG/AAC, Mariana Silva, acrescentou que Cesário Silva viveu a "Academia como poucos a viveram, ouvindo sempre o máximo de opiniões que conseguisse para chegar a soluções concretas na defesa dos estudantes representados". "É alguém à qual seremos eternamente gratos, pelo seu espírito e por tudo aquilo que ele fez por nós. Assim o recordaremos: com saudade e gratidão".

O título de associado honorário foi atribuído por unanimidade ao antigo presidente da Académica pelos estudantes presentes.