Estudantes da FCTUC desenvolvem projeto de impressão 3D

Plataforma permite localizar empresas de impressão tridimensional em Coimbra

27 novembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Cátia Barbosa

Sabe onde encontrar empresas de Impressão 3D em Coimbra? Um grupo de alunos da Licenciatura em Engenharia Informática pode dizer onde. O projeto 3DMentions consiste no “desenvolvimento de uma plataforma web semelhante ao Airbnb ou à Uber, mas voltada para a impressão 3D, onde o cliente vai poder explorar as funcionalidades do website, dessa forma, ter conhecimento de quais são as empresas onde se pode dirigir para imprimir o que pretende”, explica Rodrigo Almeida, um dos estudantes envolvidos no projeto.

Uma das vantagens para o utilizador é poder “fazer a encomenda através do site, evitando que haja deslocação e facilitando a compra”, destaca o aluno.

O 3DMentions conta também com parcerias com empresas como a  FabLab, um laboratório de criação de protótipos rápida integrado numa rede global e a 3DSpot, uma empresa de impressão 3D. Visto pelos estudantes que o criaram como “uma grande oportunidade de divulgar o processo de impressão 3D dado que ainda não é conhecido por grande parte da população, bem como as empresas que permitem fazê-lo.”

O website vai estar disponível até ao final do ano 2015 e permite fazer encomendas online. Saiba mais sobre o 3DMentions aqui.

Reportagem realizada por Joana Veríssimo e Cátia Barbosa, estudantes de Jornalismo na FLUC.