Estudantes da UC aceitam o desafio de adotar uma planta

A iniciativa UC.Plantas é uma ação de promoção da biodiversidade e de recuperação das florestas nacionais.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
30 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Com a chegada dos novos estudantes à Universidade de Coimbra (UC) regressa também a iniciativa UC.Plantas. “Dar a conhecer melhor a flora portuguesa, com espécies autóctones das nossas florestas” os estudantes são desafiados a levar uma planta para casa. Vão “aprender a cuidar dela, participar em alguns workshops e, no final, retornar ao Jardim Botânico e vão participar numa ação de plantação, em algum espaço da região que necessite destas plantas”, conta a diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), Teresa Girão.

São mais de meia centena os estudantes que aceitaram o desafio do JBUC e que, durante o ano letivo, vão ter uma companhia diferente. “Vim de longe e estou numa casa sem grande decoração e muito vazia”. Martim Jorge chegou a Coimbra de Mafra e revela que “ter uma planta é quase como ter um amigo, que está ali connosco a crescer ao nosso lado”. O estudante do primeiro ano de Biologia levou um pinheiro manso e as recomendações da equipa do JBUC: “deixar apanhar sol e não regar muito porque são plantas bastante resistentes”.

Também Matilde Alcântara saiu do JBUC com uma nova companhia debaixo do braço, no caso, um sobreiro. “A zona onde morava quando era mais pequena, em Palmela, havia muitos, e as expetativas são boas”. “É um desafio cuidar de uma planta, tive más experiências no passado e espero ultrapassá-las”, conta a estudante. Sobre as sessões de voluntariado e workshops, mostrou já interesse no tema da jardinagem. “Tudo o que envolva seres vivos interessa-me, então talvez me inscreva”.

A iniciativa UC.Plantas é uma ação de promoção da biodiversidade e de recuperação das florestas nacionais que pretende "contribuir para a educação cívica destes nossos estudantes", acrescenta Teresa Girão.