Estudantes da UC apresentam ideias de negócio sustentáveis no Sustenta UC

Ao todo foram 14 os projetos que integraram o concurso.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
11 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

A sustentabilidade esteve em destaque no Convento de São Francisco. Decorreu aí a última fase do Concurso de Ideias de Negócio Sustenta UC, onde foram apresentadas as cinco ideias finalistas e desvendados os três vencedores.

A equipa Chi Solutions foi a grande vencedora do evento. A proposta envolve a entrada no mercado dos congelados utilizando embalagens feitas de quitina, um dos polissacarídeos mais abundantes no planeta. O grupo propõe a utilização de marisco para criar uma mebalagem 100% natural e 100% biodegradável. O segundo lugar foi para a equipa Green Olive, que pretende a valorização da cadeia de produção do azeite, convertendo o resíduo em fertilizante. Em terceiro lugar ficou a equipa R-8 The Cork Food Box que se propões a criação de um conjunto de recipientes de diferentes dimensões a partir de um compósito de cortiça.

Ao ligar o empreendedorismo e a sustentabilidade, o concurso "desafiou os estudantes", sublinhou a Pró-Reitora para o Planeamento da Universidade de Coimbra (UC), Patrícia Pereira da Silva. O empreendedorismo "é uma área disciplinar muito relevante, pois tem ferramentar auxiliares para colocar no terreno o conhecimento", adianta Patrícia Pereira da Silva. Os vários projetos apresentados, lembra a responsável, envolviam diversas áreas, "da bioquímica à biologia, às energias renováveis", o que destacou "um aspeto muito importante nas novas ideias: a multidisciplinariedade".

"A UC não consegue atingir os seus objetivos de sustentabilidade sem o empenho dos seus estudantes", afirmou ainda a Pró-Reitora. Para a responsável, os estudantes "vieram enriquecer este concurso com boas ideias".

Eis o que pode fazer:

Os projetos finalistas foram avaliados por um painel de jurados que incluiam Anabela Carvalho, Qualified European Patent Attorney na Patentree; Gonçalo Quadros, Partner da Critical Ventures; João Bigotte, professor auxiliar de Inovação, Urbanismo e Transportes na UC; João d’Orey, professor convidado de Gestão e Empreendedorismo na UC, e Rita Casimiro, Partner na MAZE - decoding impact.

Durante o evento foi ainda apresentado formalmente o Gabinete de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra.

A sessão final do Concurso de Ideias de Negócio Sustenta UC foi promovida pelo UC Business - Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra.