Estudantes da UC lançam campanha para combater o extremismo e o discurso de ódio

O Respeech quer "atacar as causas" do discurso de ódio em Portugal "recorrendo a uma abordagem de proximidade com a população jovem".

18 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Respeech” é o título de uma campanha de combate ao extremismo e discurso de ódio em Portugal que acaba de ser lançada por um grupo de alunos do Mestrado em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Realizado em parceria com o Facebook e com a agência EdVenture Partners (EVP) no âmbito do programa Peer2Peer, um programa mundial de combate à proliferação do discurso de ódio nos meios digitais, prevenindo assim a radicalização, o Respeech «surge depois de feito o diagnóstico aos principais focos do discurso de ódio em Portugal. O objetivo é, por isso, atacar as causas deste fenómeno recorrendo a uma abordagem de proximidade com a população jovem e à desconstrução de ideias motivadoras de discriminação em Portugal», explica Maria João Medeiros, uma das estudantes envolvidas nos projeto.

Respeech

Todos os que queiram participar na campanha podem fazê-lo através do site oficial do projeto Respeech: www.respeechproject.com ou do facebook: https://www.facebook.com/respeechproject/.

Os objetivos da campanha passam por criar uma comunidade global online e offline, «de modo a que seja promovido um espírito de consciencialização que facilite a desconstrução de estereótipos – a causa do discurso de ódio. A ideia relaciona-se com a intenção de introduzir, nas faixas etárias mais jovens, as ferramentas que podem ser utilizadas para lutar contra o extremismo de uma forma interativa e dinâmica», realçam os alunos que vão também realizar vários Workshops em escolas e outras instituições do país.