Estudantes do Básico e Secundário convidados a enviar cartas "de esperança e alegria" à Ucrânia

O projeto surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FCDEF-UC, e realiza-se em parceria com a FPCEUC e o Comité Olímpico de Portugal.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
03 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Colocar estudantes dos Ensinos Básico e Secundário a escrever uma carta, um poema ou fazer um desenho dirigido a “um(a) amigo(a) ucraniano(a), dizendo-lhe que, como sabe que está privado de ir à escola, vai partilhar com ele o que fez na sua aula”. O projeto de solidariedade Uma Carta para a Ucrânia já arrancou e já estão a ser recebidas as primeiras contribuições.

O objetivo final é a publicação de um livro, cuja venda vai reverter para equipamentos desportivos escolares, aquando da reconstrução da Ucrânia.

Coordenado pela docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), Elsa Ribeiro Silva, o projeto conta com três vertentes: educativa, formativa e solidária. Pretende-se "educar as crianças para a paz, justiça social e solidariedade", afirma a docente.

Eis o que pode fazer:

"Uma mensagem de esperança e alegria" é o que se pretende com os trabalhos que podem ser enviados para um correio eletrónico, já disponível na página do Comité Olímpico de Portugal, mais especificamente, no Programa Educação Olímpica.

O projeto surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FCDEF-UC, e realiza-se em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC (FPCEUC) e o Comité Olímpico de Portugal.