“Estudantes, isolamento e saúde mental” é tema de ciclo de webinares

As sessões pretendem ser participadas e interativas através de troca de experiências, desafios, trabalho em pequenos grupos, discussão alargada e experimentação de estratégias cognitivas e experienciais.

05 março, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

“Ajudar os estudantes a reconhecer e lidar com dificuldades sentidas no seu percurso académico em tempos de pandemia” é o mote principal para a realização de quatro webinares no âmbito do ciclo “Estudantes, Isolamento e Saúde Mental”, promovidos pela equipa de Psicologia dos Serviços de Saúde da Universidade de Coimbra (UC).

São quatro sessões, a decorrer quinzenalmente às quintas-feiras, que vão ter em destaque temas como o isolamento, a integração, a incerteza, procrastinação e a segurança.

Os interessados devem enviar um email para ucare@uc.pt com assunto “Inscrição no webinar”. Posteriormente, os inscritos vão ter acesso às credenciais de acesso à sessão, via Zoom.

Um dos objetivos da equipa de Psicologia dos Serviços de Saúde da UC é promover a saúde mental no seio da comunidade académica. Para saber mais sobre o UCare, veja aqui.

Programa das sessões:
• 11 de março, 18h00 – Incerteza e COVID-19: o que é e que emoções gera; a incerteza provocada pela pandemia; aprender a lidar e a aceitar a incerteza; estratégias práticas; focalização no presente para gerir o stress e a ansiedade.
• 25 de março, 18h00 – Procrastinação: o que é e não é; o que a motiva; em que tarefas se recorre à procrastinação; consequências; como agir; estratégias práticas.
• 8 de abril, 18h00 – Assertividade e COVID-19: socializar em tempos de pandemia; comunicação e assertividade; socialização, contactos, proteção.
• 22 de abril, 18h00 – Homesickness e integração: afastamento da família e dos círculos relacionais habituais; novas vivências e relacionamentos; processos de gestão emocional e da ansiedade.

Marta Costa