Estudo avalia atividade cerebral e resposta sexual de homens com disfunção eréctil e oferece tratamento gratuito

Última fase de recrutamento de voluntários

14 fevereiro, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | François Fernandes

O SexLab (Centro de Investigação em Sexualidade Humana) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP) e o IBILI (Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem) da Universidade de Coimbra (UC) estão a desenvolver um estudo sobre a resposta sexual masculina e os seus correlatos neuronais.

Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e coordenada por Pedro Nobre, diretor do SexLab da Universidade do Porto, e Miguel Castelo Branco, diretor do IBILI da UC, a investigação vai analisar a atividade cerebral e a resposta sexual de homens com e sem disfunção erétil, face à visualização de filmes de conteúdo sexual, durante a realização de uma ressonância magnética.

Trata-se do primeiro projeto experimental a avaliar a interação entre a atividade cerebral, a resposta sexual e fatores psicológicos (cognições e emoções) durante a exposição a estímulos sexuais em homens com e sem disfunção eréctil. De uma forma geral, este estudo poderá ter repercussões na consolidação de conhecimentos relacionados com a etiologia e manutenção da disfunção eréctil e suas implicações para tratamento.

O estudo,  cuja última fase tem início esta semana, necessita da contribuição voluntária de 20 de homens com disfunção eréctil (com causas psicológicas). Os voluntários devem ser homens heterossexuais entre os 18 e 50 anos sem problemas médicos ou consumo de medicação que afetem a resposta sexual (e.g. diabetes anti hipertensores, antidepressivos). Também é necessária a participação de homens sem disfunção eréctil e sem problemas médicos entre os 30 e os 50 anos.

O estudo decorre com todas as garantias de privacidade e anonimato. No final da participação, os voluntários receberão como compensação um cartão de oferta no valor de 30€.

Para mais informações ou dúvidas, podem contactar-nos através de sexlab.ibili@gmail.com