Europa – Acesso à Informação, Meios de Comunicação

16 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Organizada pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), a ação de formação “Europa – Acesso à Informação, Meios de Comunicação” realiza-se a 3 de outubro, a partir das 14h30.

Isabel Valente, investigadora do CEIS20 é uma das organizadoras do evento e refere que, no contexto de investigação europeia, promovida pelo grupo Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização, do CEIS20 onde se insere, “pareceu-nos de particular atualidade e importância dinamizarmos esta ação”. A ideia é fazer chegar “a um público, o mais alargado possível, o acesso às fontes de informação que existem na internet”.

A investigadora do CEIS20 afirma que o principal objetivo é “munir os participantes com os instrumentos necessários para que possam fazer as suas pesquisas”. “Dar a conhecer a nova composição do Parlamento Europeu e as novas políticas”, acrescenta Isabel Valente.

Dar a conhecer a nova composição do Parlamento Europeu e as novas políticas

Os temas que vão ser abordados na sala de conferências do CEIS20 incluem: “Pensar a Europa desde Portugal”, “O novo Parlamento Europeu”, “Fontes de Informação do Parlamento Europeu” e “Fontes de Informação da Comissão Europeu”. Os oradores convidados são o diretor do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente da Silva, Teresa Coutinho, do mesmo gabinete; Ana Cabo, do Gabinete de Imprensa Regional da Comissão Europeia em Portugal, e Manuela Tavares Ribeiro e Isabel Valente, do CEIS20.

A ação de formação está a ser organizada em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu e está direcionada a jornalistas e profissionais da comunicação. Isabel Valente explica que o grupo inclui “alunos de jornalismo, estagiários, investigadores e quem se interesse pela temática”. “Embora sendo para jornalistas, a ideia surgiu também da política da universidade da extensão universitária à comunidade”, adianta.

A entrada é livre mas requer uma inscrição, feita através do correio electrónico: debatereuropa@gmail.com com indicação de nome, contacto telefónico e instituição. O prazo para inscrições termina a 30 de setembro.