Exposição "Salve os nossos rios dos plásticos" patente no Jardim Botânico

A exposição vai estar patente na Casa dos Narcisos do Jardim Botânico da UC até 6 de novembro. A entrada é livre.

Marta Costa
14 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A partir de 14 de outubro é possível visitar, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) a exposição "Salve os nossos rios dos plásticos". O objetivo passa por "sensibilizar as pessoas para os problemas causados pelos plásticos assim como o papel dos rios e dos processos de decomposição que aí ocorrem, para que as pessoas estejam mais alertas para essas questões", explica Seena Sahadevan, uma das investigadoras responsáveis pela exposição. Vai ser possível ver cartazes informativos e vários produtos de uso diário que contém micropartículas plásticas na composição, alertando para o problema.

Para além da informação disponibillizada, os visitantes vão poder conhecer, através de demonstrações, o processo de decomposição das folhas secas em rios. Através da observações de colonização por fungos e invertebrados nas folhas, assim como a interferência de plásticos no processo, as demonstrações acontecem aos sábados, entre as 11 horas e o meio-dia. Está ainda prevista a possibillidade de visitas para grupos escolares, através de agendamento prévio. De acordo com Juliana Barros, outra das investigadoras responsáveis pela organização da mostra, "fazemos a demonstração do processo de decomposição, mostramos quem são os fungos que colonizam e condicionam as folhas para os próximos consumidores da cadeia trófica, os invertebrados". É uma forma de sensibilizar para a mensagem "de que os plásticos também trouxeram benefícios para a sociedade. O problema é o sobreuso do plástico, a utilização em excesso, em especial os de curta duração ou de uso único".

De acordo com a diretora do JBUC, Teresa Girão, "o JBUC sempre foi e quer continuar a manter a missão de ser uma casa aberta à comunidade científica da nossa universidade". Através "de iniciativas que permitam mostrar a ciência que se faz nos nossos centros de investigação" A exposição é também "uma oportunidade de colaborar num tema que apela também às escolas e traz visitas escolares ao jardim, diversificando os temas e públicos", alerta a responsável.

A exposição é uma iniciativa conjunta entre o JBUC e o laboratório Freshwater Ecology (MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da UC) e vai estar patente na Casa dos Narcisos até 6 de novembro, entre as 9 e as 17h30. A entrada é livre.

Mais informação aqui.