Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra celebra 50 anos na próxima sexta-feira

O aniversário vai ser assinalado com duas sessões comemorativas.

29 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© João Duarte | FEUC

Na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) completa 50 anos. O aniversário vai ser assinalado com duas sessões comemorativas.

Durante a manhã, a partir das 10h30, no auditório da Faculdade, assinala-se o Dia da FEUC. Do programa fazem parte as homenagens aos melhores estudantes da Faculdade no ano letivo 2021/2022. Vão ser também entregues os Prémios FEUC Exemplar, o Prémio Professora Doutora Ana Maria Rodrigues, o Prémio Fundação Eng.º António de Almeida para a melhor tese de doutoramento, o Prémio FEUC Ensino e o Prémio FEUC Ciência. A cerimónia contempla ainda uma homenagem a docentes e funcionários em aposentação/jubilação.

À tarde, pelas 17h00, também no auditório da FEUC, assinala-se a Sessão Comemorativa dos 50 Anos da FEUC. A sessão vai contar com a conferência "Território e Desenvolvimento Económico", proferida pela Comissária Europeia Elisa Ferreira. A abertura vai estar a cargo do Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, e o encerramento a cargo do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Criada a 2 de dezembro de 1972, a FEUC viveu o seu primeiro ano académico ainda em ditadura e começou a construir as suas estruturas científicas e pedagógicas nos primeiros anos de democracia. O primeiro curso a entrar em funcionamento na FEUC foi a licenciatura em Economia, ao qual se juntaram outras licenciaturas: Sociologia, Gestão e Relações Internacionais. Nestas áreas disciplinares, a FEUC oferece ainda 11 cursos de mestrado, 14 cursos de doutoramento (diversos em parceria) e 7 pós-graduações. Estes cursos são frequentados, atualmente, por cerca de 2900 alunos.

Inserida em redes científicas de âmbito internacional, nos últimos anos letivos, a FEUC atraiu estudantes de cinquenta nacionalidades. As redes de investigação do Centre for Business and Economics Research (CeBER) e do Centro de Estudos Sociais (CES), centros de investigação aos quais pertence a maioria do corpo docente da FEUC, garantem sinergias entre a ciência e o ensino e projetam a Faculdade no futuro.

Além do simbolismo que rodeia a celebração de meio século de vida, no dia 2 de dezembro de 2022 a FEUC dá início a uma programação mais ampla de comemorações dos 50 anos da Escola, que se prolonga até 2 de dezembro de 2023 e que pode ser consultada em www.uc.pt/feuc/50anos/.